Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Música de Chico Science, ‘Banditismo por uma questão de classe’ é proibida de ser tocada por bandas em Pernambuco

Um dos trechos da música de Chico diz: “Em cada morro uma história diferente, que a polícia mata gente inocente” | FOTO: Divulgação |

Bandas que foram contratadas para tocar em palcos do Carnaval de Pernambuco foram proibidas e até ameaçadas de prisão por cantarem uma música de Chico Science. Conforme noticiou o Jornal do Commércio, os grupos cantavam “Banditismo por uma questão de classe”, em que um dos trechos diz: “Em cada morro uma história diferente, que a polícia mata gente inocente”.

O primeiro episódio teria ocorrido na segunda-feira (24) de Carnaval, quando a banda Janete Saiu Para Beber se apresentava na Rua do Apolo, no Bairro do Recife. Nas redes sociais o grupo escreveu: “A Polícia Militar fez uma barreira entre o público e a banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso. A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode!”.

A outra banda que também relatou uma situação parecida com foi a Devotos, que se apresentava no polo Várzea – como é intitulado um dos palcos da folia – quando, de acordo com os membros, foi alertada pela PM que o show seria encerrado caso insistissem nessas canções.

Ao Jornal do Commércio, a Polícia Militar afirmou através de nota que “não há qualquer tipo de proibição à exibição de nenhuma música durante o Carnaval ou em qualquer época do ano. O efetivo somente orienta a suspensão de blocos que tenham estourado o tempo previsto para o desfile, por causa do planejamento operacional, que provoca o recolhimento da tropa após a dispersão dos foliões”.

“Deixar que a festa prossiga sem a presença de policiais colocaria em risco a segurança de todos. Os organizadores das agremiações que acreditem ter havido algum abuso deve procurar o Batalhão responsável ou mesmo a Corregedoria Geral, para formalizar uma queixa e possibilitar uma detalhada apuração de todos os fatos”. Os dados foram extraídos do site Bahia Notícias.

Veja nota de esclarecimento

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas