Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ordenamento de parques naturais em Lençóis é debatido em reunião entre prefeito, secretários e presidentes de associações

A reunião debateu assuntos como a manutenção de trilhas para pontos turísticos | FOTO: Divulgação |

O ordenamento dos parques naturais do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi alvo de debates durante reunião entre prefeitura e presidentes de associações locais. No encontro foram alinhadas as necessidades das associações para melhor contribuir com os serviços turísticos e com a proteção dos parques. De acordo com informações, a gestão municipal tem feito esforços para além dos visitantes, envolver também os moradores na proteção e preservação dos bens públicos e naturais da cidade.

Esse encontro aconteceu na última sexta-feira (27) e envolveu o prefeito Marcos Airton, o popular Marcão (PRB), a secretária de Turismo, Roberta Ferraz, o titular de Meio Ambiente, Andres Iglesias, e os presidentes da Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), Esmeraldo Senna, e da Associação de Condutores e Visitantes de Lençóis (ACVL), Açony Santos.

O prefeito Marcão reforçou a responsabilidade que cada instituição e morador têm para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental de Lençóis e colocou a Prefeitura à disposição para contribuir com suas iniciativas, conforme recursos e legislações vigentes. No ano passado, foram realizados uma série de cursos de ‘Guardiões Ambientais’, onde foram ministrados para ambulantes, guias e brigadistas, noções de preservação ambiental.

Segundo a secretária de Turismo, apesar dos esforços, ainda existem ambulantes que continuam a jogar lixo nas trilhas e pontos turísticos. “Precisamos dar exemplo para os visitantes. Devemos ser os primeiros a cuidar e até a chamar atenção daqueles que não estão respeitando nosso patrimônio natural”, disse Ferraz. Novas ações de fiscalização e conservação foram pensadas durante a reunião. Jornal da Chapada com informações da assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas