CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde
Trending

Urgente: Secretaria de Saúde de Lençóis descarta caso de coronavírus em paciente alemão após exames

No último domingo, um paciente de origem alemã compareceu em unidade hospitalar do município apresentando sintomas de gripe e, por segurança, foi realizada a notificação, os exames médicos e o encaminhamento para o Hospital Regional em Seabra.

A Secretaria de Saúde do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, emitiu nota nesta quarta-feira (4) e descartou a possibilidade de um caso de coronavírus em paciente alemão que apresentou sintomas de gripe. Com o trabalho ágil da equipe de saúde da prefeitura em conjunto com o governo estadual, as amostras foram enviadas e, após resultado avaliado pelo Laboratório Central de Saúde pública do Estado da Bahia (Lacen), o caso foi descartado.

Segundo a nota, no último domingo (1º) o turista de origem alemã, compareceu em unidade hospitalar apresentando sintomas de gripe e, por segurança, foi realizada a notificação, como preconiza o Ministério da Saúde, os exames médicos e o encaminhamento para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, para realização de novos exames e o isolamento como determina às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A Secretaria de Saúde, juntamente com a Dires, esteve no local, realizando as orientações necessárias as pessoas as quais tiveram contato, bem como, orienta que os cidadãos sigam com os cuidados recomendados”, frisa a secretária de Saúde de Lençóis, Andiara Pereira Aguiar, por meio de nota ao Jornal da Chapada. A prefeitura de Lençóis, aponta para cautela sobre quaisquer informações que não sejam oficiais.

E para ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, a pasta de Saúde do município chapadeiro adotou todas as precauções possíveis para combater as infecções virais.

As ações contam com o apoio de todos empresários e demais parceiros da sociedade civil para sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Dados das Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) apontam que de janeiro até às 17 horas desta quarta-feira (4), a Bahia registrou 66 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 25 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 21 foram descartados laboratorialmente e 20 aguardam análise laboratorial.

Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios