Com as fortes chuvas que caem na Chapada Diamantina, a tubulação de esgoto que atravessa o Rio Lençóis, no município de mesmo nome, se rompeu e derramou dejetos diretamente no manancial. Nesta quarta-feira (11), moradores procuraram o Jornal da Chapada para denunciar o caso e cobrar das autoridades uma solução definitiva para a questão. Após denúncia do site (veja aqui), segundo moradores, “a Embasa [Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.] voltou a reparar com arame e pau e está aí o resultado”.
Segundo a denunciante, toda vez que tem fortes chuvas a tubulação vaza e despeja esgoto no rio. “Toda vez que o rio enche volta acontecer. Mesmo assim nenhuma providência é tomada e sempre é reparado provisoriamente”. A moradora diz ainda que a Embasa, mesmo cobrando tarifas altas, não investe em infraestrutura. “Os canos estão apenas assegurados com pau e arame”, completa. Outro denunciante apontou para a “tragédia anunciada”, que os moradores e órgãos municipais já alertaram sobre o problema.
Veja vídeo da tubulação
A bronca também veio da prefeitura de Lençóis. Em contato com o Jornal da Chapada, a secretária de Meio Ambiente (Semma), Andres Yglesias, informa que “a Embasa é reincidente neste tipo de infração, já foi autuada e a lei ambiental 802/13 será cumprida”. Ele explica que “no ano 2019 a Embasa foi notificada pelo rompimento do mesmo tubo que hoje voltou a se romper pela força das águas do Rio Lençóis”.
Nesta notificação, a secretaria da Semma solicita que a Embasa apresente um projeto definitivo para a travessia do tubo no Rio Lençóis, como também, um cronograma das obras do referido projeto, “que já está incluso no Programa do Convênio firmado entre prefeitura de Lençóis e a Embasa, que o prefeito [Marcão] exigiu a extensão de toda rede de esgotamento sanitário”, completa Andres.
Jornal da Chapada
Rio Lençóis cheio após fortes chuvas
Leia também
Chapada: Vídeos mostram aumento do volume de água em rios e cachoeiras nos municípios da região