CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal
Trending

Chapada: Feira de Animais no município de Boa Vista do Tupim movimenta o agronegócio na região

“Iniciamos a Feira com um plantel de 600 animais, cerca de um milhão de reais. O retorno financeiro do primeiro Leilão Balde Branco foi de 100% de venda. Na nossa gestão, pretendemos manter esse evento, anual, sempre no mês de março, variando somente a data, já que a feira acontece no final de semana”, diz o vice-prefeito Léo Satélite.

O final de semana foi de festa para o agronegócio da Chapada Diamantina. No sábado (14) e domingo (15) aconteceram o sétimo Leilão Balde Branco e a quarta Feira de Animais, respectivamente, no Parque Antônio Rafael Souza de Oliveira, no município de Boa Vista do Tupim. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município – que tem como dirigentes o produtor rural, empresário e vice-prefeito do município Léo Satélite (presidente) e o diretor da Estação Paraguaçu, unidade da Bahia Pesca no município, Hegel Rafael, como vice-presidente, além de contar com o apoio da casa de leilões ‘Rancho Leilões’ – que realizou a parte técnica e cobertura do programa rural ‘Toada Rural’ de Guiga Reis. O programa vai ao ar pela Band Nordeste.

O plantel do Leilão foi de 600 cabeças de rês das raças nelore, gir, girolando, holandesa, guzerá e sindi, todas adaptadas na região. A novidade da feira foi o Leilão Balde Branco, realizado em parceria com Marquinhos Moscoso, o popular ‘Marquinhos do Leite’, da Fazenda Santa Lucia, peça fundamental na realização do evento e um dos incentivadores da bacia leiteira das regiões Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.

Esse evento teve presença maciça dos fazendeiros da região e entre os expositores estavam produtores rurais renomados na Chapada Diamantina como Pedro Edilson, da Fazenda Penedo, em Ibiquera, João Eduardo Alvim Freitas, Amando Liquini Neto, Pablo Oliveira Nascimento, Marcelo Pinto Moreira, Hilarino Sampaio Macedo Neto, e o próprio Léo Satélite, dentre outros. Além dos expositores, também prestigiaram o evento, figuras conhecidas na região como Getúlio Sena Barros, Nivaldo Fernandes, Dr. Fabrício Bastos e outras lideranças políticas tanto locais como regionais.

“É a primeira Feira de Animais realizada em nossa gestão à frente do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Vista do Tupim, e, a ideia é fomentar o agronegócio no município. Procuramos trazer para o evento pequenos, médios e grandes produtores, todos com igualdade de oportunidades. Não é uma atribuição natural do sindicato fomentar a agricultura familiar, por exemplo, mas entendemos que é importante para o município fazer essa inclusão. E, para deixar isso claro, contamos com a presença e com o apoio muito importante de João Aparecido Teixeira da Silva, o nosso ‘João do Sindicato’, representante dos Trabalhadores Rurais do município de Boa Vista do Tupim”, declarou Léo Satélite ao Jornal da Chapada.

Lideranças políticas estiveram no local para prestigiar o evento | FOTO: Jornal da Chapada |

Léo indica que o retorno da Feira foi positivo e que pretende continuar realizando o evento anualmente no mês de março. “Iniciamos a feira com um plantel de 600 animais, cerca de um milhão de reais. O retorno financeiro do primeiro Leilão Balde Branco foi de 100% de venda. Na nossa gestão, pretendemos manter esse evento, anual, sempre no mês de março, variando somente a data, já que a feira acontece no final de semana”, continua Satélite. Hegel Rafael também falou com o Jornal da Chapada e disse que apesar de não ter contado com praticamente nenhum apoio institucional da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura do município, disse que nos outros locais em que a organização do evento pediu apoio eles encontraram.

“Queremos agradecer a todos que nos apoiaram para realização desse evento, não obtivemos o devido apoio da prefeitura local, mas nos outros locais que batemos na porta na região nos ajudaram. Queremos agradecer também o apoio e patrocínio do senador Otto Alencar [PSD-BA], que é natural aqui da nossa região, além de ser também um produtor rural. Ele abraçou nossa ideia e a nossa causa, até de forma pessoal, ao doar uma potra da raça quarto de milha que por decisão de Léo Satélite, o sindicato destinará metade da renda da venda desse lote para contribuir com a construção da Casa de Amparo ao Idoso do município, a outra parte do recurso será doada pelo próprio Léo que se comprometeu pessoalmente com esse projeto. Como já disse, nossa intenção fomentar em Boa Vista, o agronegócio”, disse Hagel Rafael.

O ex-prefeito de Boa Vista do Tupim, Getúlio Sena Barros e seu sobrinho ‘Boquinha’ estiveram presentes no evento e foi deles o lance que arrematou a potra doada pelo senador Otto Alencar. “Para nós foi um prazer arrematar essa potra. Primeiro porque foi doado pelo nosso senador Otto Alencar, segundo porque vamos ajudar o sindicato e terceiro porque vamos ajudar na construção da Casa de Amparo ao Idoso no município”, disse Getúlio Sena Barros ao Jornal da Chapada.

O atual prefeito do município, Hélder Lopes Campos (PSDB), o popular ‘Dinho’, que também visitou a feira, ao ser questionado sobre o evento pelo Jornal da Chapada, disse que a organização estava de parabéns e elogiou, especialmente Léo Satélite – que é vice-prefeito em sua gestão. “Excelente! Está de parabéns a comissão organizadora, especialmente, Léo Satélite, que é meu vice-prefeito”, declarou o gestor. Perguntado também como ele ajudou na organização do evento respondeu: “o que me pediram eu dei”.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios