Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Santa Casa de Ruy Barbosa nega caso de suspeita de coronavírus e emite nota de prevenção

O valor que cada instituição receberá foi determinado pelo Ministério da Saúde | FOTO: Divulgação |

Em tempos de ‘fake news’, toda informação direta da fonte é bem-vinda. A Santa Casa de Misericórdia do município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, por exemplo, emitiu um comunicado à imprensa negando caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). “Nossos profissionais de saúde já estão orientados a respeito dos protocolos de biossegurança divulgados pelo Ministério da Saúde e manteremos a população informada de qualquer novidade”, reforça a Santa Casa de Misericórdia em nota.

Considerando o atual cenário, que exige a adoção de medidas cautelares de controle e prevenção para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19) e amparada por nota técnica de 16 de março, a Santa Casa tornou pública a adoção de medidas de prevenção contra infecção. Dentre as ações estão realização de treinamento e orientação constante às equipes de colaboradores e prestadores, quanto a adoção das melhores práticas de acordo aos protocolos oficiais validados pelo Ministério da Saúde, a disponibilidade do álcool em gel 70% na unidade.

Também estão medidas como a suspensão das cirurgias eletivas pelo período de 60 dias, diminuição do fluxo de pessoas na unidade, limitação do quantitativo de visitantes para apenas um por paciente internado por dia, no intuito de diminuir o fluxo de pessoas circulando. “Permitir acompanhantes apenas para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos, gestantes ou pacientes especiais amparados por relatório médico e os serviços ambulatoriais de laboratório, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, fisioterapia e revisões cirúrgicas de ortopedia, por funcionarem de forma gradual e desconcentrada, continuam com funcionamento regular até ulterior deliberação”, aponta a direção da Santa Casa.

A esfera administrativa da unidade também continua funcionando em horário regular, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Toda e qualquer incidência da pandemia nos municípios da região, devem ser emitidas por notas oficiais pelos órgãos competentes, para que não gere pânico à população. Na Chapada Diamantina, foi recebido comunicados dos municípios de Nova Redenção, Lençóis e Tapiramutá, até o momento. Todos negando a incidência da doença infectocontagiosa. Com exceção dos municípios de Ipirá , Itaberaba e Utinga que notificaram ao Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen) um caso suspeito cada, importado de outros estados ou de viagem ao exterior. Jornal da Chapada com informações de assessoria

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas