O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) gravou vídeo neste sábado (21) para reclamar da atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento ao coronavírus. Ao responder à pergunta de um internauta sobre fechamento de aeroportos, o chefe do executivo estadual mandou um recado para o Planalto.
“Nós não temos nada contra o governo federal, nós não queremos agir contra o governo federal. Agora, nós não vamos ficar esperando o governo federal agir, nós vamos fazer o que cabe ao governo do estado e não vamos pedir licença para presidente, para ministro nem para ninguém para proteger os paraenses”, disse o governador.
Barbalho também informou que fora convidado por uma representante do governo federal para participar de uma teleconferência com o presidente na manhã deste sábado. Bolsonaro, no entanto, não teria comparecido nem dado explicações para a ausência.
Um trecho do vídeo foi compartilhado no Twitter pelo próprio governador. Internautas divulgaram uma versão mais completa, como a que pode ser assistida abaixo.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, também detonou o presidente
As atitudes energicamente sensatas dos governadores, cito aqui @helderbarbalho e @FlavioDino, mostram o sentido do que é um Estado Federativo. A nossa herança da ditadura sempre nos ensinou que o presidente pode tudo. Não pode, somos uma federação. Ou se conversa ou nada feito! pic.twitter.com/qLPvkMdJKp
— Airton Faleiro (@FaleiroAirton) March 22, 2020
Leia também