A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil postou, na última terça-feira (24), um aviso para que os norte-americanos que estão no território brasileiro voltem ao EUA o mais rápido possível. Os EUA já haviam solicitado aos seus cidadãos no exterior que voltassem ao país por causa da pandemia por coronavírus. Na terça, a embaixada dos EUA no Brasil mostrou as opções de voos disponível do Brasil para os EUA. O aviso foi direcionado aos norte-americanos que vivem nos EUA.
Cerca de duas horas antes de a embaixada dos EUA no Brasil listar as opções de saída via aérea do território brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento pela TV. Contrariando tudo o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe, Bolsonaro criticou em rede nacional de televisão, o pedido para que todas aqueles que possam fiquem em casa.
Bolsonaro culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de “pavor”. E disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma “gripezinha”. O Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento do presidente. O texto, postado no Twitter, com link replicado para o site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, tem o seguinte título:
Mensagem aos Cidadãos Americanos: Opções de Voos Comerciais Partindo do Brasil:
De acordo com o Aviso de Saúde Global de Nível Quatro do Departamento de Estado, os cidadãos dos EUA que vivem no Brasil devem providenciar retorno imediato para os Estados Unidos, a menos que estejam preparados para permanecer no exterior por um período indeterminado.
A Embaixada dos EUA em Brasília gostaria de informar aos cidadãos dos EUA no Brasil que opções de voos comerciais permanecem disponíveis com saída do Brasil para os Estados Unidos, porém esperamos que esse número diminua. Os cidadãos dos EUA que desejam retornar aos Estados Unidos devem fazê-lo o mais rápido possível pois a situação de viagem está mudando muito rapidamente e a disponibilidade de voos está sujeita a alterações.
Os horários de voos domésticos no Brasil também estão sendo reduzidos significativamente, e os cidadãos dos EUA que atualmente estão fora dos portões internacionais identificados abaixo também devem monitorar sua capacidade de obter um voo de conexão, consultando o site do aeroporto mais próximo. As informações são do G1.
Per the @StateDept Global Level Four Health Alert, US citizens who live in the US should arrange for immediate return, unless they are prepared to remain abroad for indefinite period. For info on some flight options available departing Brazil for the US: https://t.co/2gvKg6uXBi
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) March 25, 2020