Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalMundo
Trending

#Urgente: Justiça derruba decreto de Bolsonaro que liberava igrejas e abertura de loterias em meio à pandemia

"Decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento", diz o procurador da República Julio José Araujo Junior, autor da ação.

A 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (RJ) suspendeu nesta sexta-feira (27) os efeitos do decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que estabelecia como serviço público essencial as atividades religiosas e o funcionamento de casas lotéricas. A Justiça atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

“O decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento de curva de casos de coronavírus. É necessário conter essa extrapolação atual e assegurar que não sejam editadas medidas ainda mais ampliativas no futuro”, sustentou o procurador da República Julio José Araujo Junior, autor da ação.

A decisão, tomada pelo juiz federal Márcio Santoro Rocha, determina ainda que Bolsonaro se abstenha de editar novos decretos sobre atividades e serviços essenciais sem respeitar a lei. 7.783, que trata do tema.

O magistrado ordena também que a União e a prefeitura de Duque de Caxias “se abstenham de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela OMS e o pleno compromisso com o direito à informação e o dever de justificativa dos atos normativos e medidas de saúde, sob pena de multa de R$ 100.000,000”.

Vale lembrar que, na quinta-feira (26), Bolsonaro publicou um decreto tornando essas atividades essenciais em meio à pandemia, a fim de que elas continuassem em operação mesmo durante restrição ou quarentena por causa do coronavírus. As informações são do site Conversa Afiada.

Leia também

“Não vai passar o vírus ali, o vidro é blindado”, diz Bolsonaro sobre abertura de casa lotérica

#Polêmica: Bolsonaro volta a minimizar pandemia; “Brasileiro pula em esgoto e não acontece nada”

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios