Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores do Vale do Capão fazem barreira sanitária para conter a entrada do novo coronavírus

Ninguém entra ou sai sem a fiscalização dos voluntários | FOTO: Divulgação |

Por iniciativa de moradores locais, entidades e o apoio da prefeitura, foi criada uma barreira sanitária no Vale do Capão, comunidade de Caeté-Açu, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. A ideia é barrar a entrada do novo coronavírus em uma das regiões mais visitadas por turistas e mochileiros. Por ser um lugar turístico, o vale se torna frágil em momentos de pandemia, pois a circulação de pessoas de outras localidades pode gerar risco para propagação do vírus mortal. Por isso, somente moradores estão autorizados a entrar no vale.

Um decreto emitido pela prefeitura, que proíbe a entrada de pessoas que não sejam da região, estava sendo descumprido. O Jornal da Chapada manteve contato com voluntários da iniciativa, nesta segunda-feira (30), que nos relataram sobre a fragilidade da vila e a barreira como forma de enfrentamento à pandemia. Eles citam a importância da quarentena para evitar contaminação, principalmente pelo fato do Hospital Regional da Chapada, que fica em Seabra, atender a toda região, e em casos graves conta apenas com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Trecho de decreto da prefeitura de Palmeiras sobre o funcionamento do setor hoteleiro | FOTO: Reprodução |

“Há fragilidade em toda a região, se pegarmos a microrregião de Seabra, nós estamos falando de 20 municípios em torno de um hospital, coisa de 100 a 120 mil pessoas, e o Hospital Geral de Seabra tem apenas 10 leitos. Estamos focados em evitar a contaminação por aqui, porque se tiver uma curva acentuada de epidemia teremos um problema hospitalar grave. E o Capão, diferente de outros distritos de Palmeiras, por ser um lugar turístico, e ter gente do todo lugar do mundo, nós consideramos uma área de risco muito grande por ter gente entrando e saindo”, apontam os voluntários.

Segundo as informações apuradas pelo Jornal da Chapada, mesmo com duas barreiras sanitárias em Palmeiras estava tendo um movimento grande no Vale do Capão. O gatilho para a iniciativa foi o último episódio em que quatro turistas entraram na comunidade durante a madrugada, aproveitando-se momento (veja aqui). “E esse não foi um movimento isolado, existem outros casos de pessoas vindo para o Capão. Estamos frágeis, por ser um lugar turístico e as pessoas entediadas de quarentena estão vindo para cá”, ressalta o grupo.

A barreira sanitária foi instalada na região do Riachinho e funciona 24h por dia | FOTO: Divulgação |

“Ontem [domingo, 29] chegou um morador que estava em Lisboa. Saiu de Lisboa que é um lugar que estava infectado e passou por Salvador. Tem muita gente que está vindo passar quarentena no Vale do Capão”, completam os voluntários. Ainda segundo informações do grupo, o único Posto de Saúde que tem no distrito está fechado. “Faz apenas atendimentos de urgência”.

A barreira no distrito de Palmeiras funciona 24h por dia e conta com o apoio da prefeitura, moradores e da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). Vale ressaltar que ACV-VC tem recebido as pessoas dentro das normas dos órgãos sanitários do país e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Jornal da Chapada

Leia aqui decreto completo da prefeitura de Palmeiras…

Leia também

Chapada: Vídeo mostra turistas no Vale do Capão descumprindo isolamento; após ocorrência todos foram expulsos

Chapada: Grupo Instrumental do Capão lança campanha para músicos se manterem durante quarentena da pandemia

Chapada: Pousadas ignoram alertas contra pandemia e tentam atrair turistas para passar quarentena na região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas