Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Iaçu corta salários de professores durante a pandemia de coronavírus

Professores de Iaçu querem atenção da gestão municipal durante pandemia | FOTO: Divulgação/Facebook |

Enquanto uns municípios buscam meios para manter salários de seus servidores em plena crise sanitária, o prefeito Adelson Oliveira (PPS), de Iaçu, na Chapada Diamantina, faz cortes salariais de professores e coordenadores da rede de ensino municipal. As informações foram enviadas ao Jornal da Chapada, por meio do Sindicato dos Professores (APLB), nesta quarta-feira (1), que tem buscado sucessivas negociações com o gestor, mas sem sucesso.

“Tentamos manter novamente contato com o prefeito, e o mesmo nos atendeu por telefone e disse: ‘vão para a rua e refaçam novamente sua grevezinha, já me desmoralizaram mesmo, repensei e haverá o corte. Quem bate leva’. Tentamos novamente negociar, mas não houve diálogo”, afirma nota do sindicato. Em fevereiro os servidores da educação foram às ruas reivindicar condições de trabalhos e reconhecimento da carreira.

Confira live dos professores de Iaçu

“No período, o prefeito garantiu que não haveria cortes salariais e que os servidores procurassem a Secretaria de Educação para avaliar uma forma de repor o calendário escolar. Tentamos o contato com a secretária de Educação, Rita Sousa Maia de Jesus, e a mesma nos disse ‘estou sem condições psicológicas para tratar desse assunto’”, aponta o movimento sindical.

Ainda segundo informações do sindicato, “os cortes salariais institui uma política de austeridade contra a educação. Congelar salário no decorrer de três anos viola a Lei Municipal do plano de carreira e a Lei Federal 11.738 do piso salarial dos professores, o que chega a cortar mais de R$1.400 dos profissionais que buscam seus direitos”. A APLB prontamente acionou o Ministério Público, porém, ainda não obteve respostas.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Professores e coordenadores de Iaçu interrompem Jornada Pedagógica em protesto contra a gestão de Adelson

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas