Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Piatã proíbe realização de feira no distrito de Inúbia; vereadores aprovam redução de 50% dos salários

Piatã tem um caso suspeito de Covid-19, quatro já foram descartados e sete pessoas estão em isolamento | FOTO: Reprodução |

Mesmo sem casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, a prefeitura do município de Piatã, na Chapada Diamantina, emitiu um novo decreto, na última sexta-feira (10), que suspende a feira-livre no distrito de Inúbia. A medida é em razão de um caso de Covid-19 em Rio de Pires, município que faz divisa com o distrito chapadeiro. Ainda segundo informações, essa foi a forma encontrada para que pessoas da cidade vizinha não circulem por Inúbia e consequentemente, pela sede de Piatã.

Na última terça-feira (7), os vereadores do município chapadeiro aprovaram projetos com medidas para conter a doença infectocontagiosa. Entre eles está a peça que corta os salários de prefeito, vice-prefeito e vereadores em 50% como uma das medidas emergenciais por quatro meses. “Neste momento, em que enfrentamos uma crise sanitária sem precedentes, acredito que mais do que nunca, é o momento de exercitarmos o amor ao próximo; é hora de cada um fazer a sua parte e logo ajudaremos a sociedade como um todo”, disse o vereador autor dos projetos de redução do subsídio, Pedro Paulo (PDT).

Os vereadores de Piatã aprovaram as medidas na última terça | FOTO: Divulgação |

Parte dos projetos agora segue para o Poder Executivo, os demais foram sancionados pela Câmara e já devem ser publicados no Diário Oficial do Legislativo. Além da redução de salários, os vereadores aprovaram a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel em uma das ambulâncias de Piatã, implantação de um setor específico na Secretaria de Assistência Social para auxiliar os munícipes, inclusive, com atendimento à distância, no recebimento do benefício assistencial do governo.

O edis chapadeiros também aprovaram medidas alternativas para os cidadãos terceirizados, de empresas que possuem vínculos com Piatã, e que eventualmente tiverem seus contratos suspensos. Ainda teve a isenção de contribuição de iluminação pública aos consumidores rurais e de baixa renda, com limites de consumo. Piatã, atualmente, tem um caso suspeito de Covid-19, quatro já foram descartados e sete pessoas estão em isolamento domiciliar.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Vereadores de Mucugê direcionam R$30 mil mensais para compra de cestas básicas; projeto de redução de salários não é votado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas