Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Soluções antissépticas e sanitizantes são produzidas pela Uefs para serviços de saúde

O álcool é um produto muito importante contra a propagação do vírus | FOTO: Reprodução/EBC |

No contexto de combate à proliferação do novo Coronavírus a Universidade Estadual de Feira de Santana começou a produzir esta semana solução alcoólica para limpeza de superfícies e também para higienização de mãos. A iniciativa é do programa de extensão ‘Farmácia-Escola: integração ensino, serviço e comunidade’, ligado ao curso de Farmácia da Instituição.

“O álcool é um produto muito importante, pois é muito eficaz no controle da propagação do vírus. Dentro das possibilidades que temos, entendemos que esta seria uma alternativa importante a ser oferecida como uma contrapartida da Universidade para a sociedade nesse contexto que estamos vivenciando”, afirmou a professora Tatiane Alencar, que coordena o programa de extensão e compõe a equipe de produção. Os itens produzidos serão direcionados aos serviços de saúde, por meio de parcerias institucionais firmadas entre a Uefs e, por exemplo, secretarias de saúde.

“Já estabelecemos uma parceria com o município de Santo Estevão, que nos procurou, ofereceu uma contrapartida, e receberá esse primeiro lote da produção. Haverá outra parte da produção que será destinada à doação mesmo”, explica a coordenadora. Além da coordenadora, a produção conta com a participação das professoras Carla Branco, Luciane Feltrin, Daniele Figueredo, todas do Departamento de Saúde da Uefs, além de bolsistas do programa Farmácia-Escola.

Quem tiver interesse em colaborar com a iniciativa pode entrar em contato pelo e-mail: tosalencar@uefs.br. Segundo a professora Tatiane Alencar, “pretendemos que essa iniciativa seja continuada durante todo o período da pandemia. Por esse motivo, é muito bem-vinda a participação de colaboradores, de empresas que queiram doar, por exemplo, material para embalagem, álcool e insumos para produção de álcool em gel. Vamos criar uma grande rede colaborativa para enfrentamento dessa pandemia”. As informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas