O município de Iaçu, na Chapada Diamantina, notificou o primeiro caso suspeito de infecção por coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (16). Por meio de boletim em rede social, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou o caso suspeito e ainda apontou para 25 pessoas em monitoramento.
Seguindo o protocolo, a gestão coletou material e enviou para o Laboratório Central em Salvador (Lacen-BA) e aguarda resultado. A prefeitura segue também com ações para conter a pandemia. Tanto que iniciou, na última quarta-feira (15), o trabalho de desinfecção das principais áreas públicas da cidade chapadeira.
“A ação segue todas as recomendações da nota técnica nº 22/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa]. Esse trabalho será realizado diariamente, a partir das 17h, e prevê a desinfecção de vias com maior fluxo e movimentação de pessoas, em decorrência da localização de estabelecimentos como supermercados, farmácias, bancos e unidades de saúde”, diz nota em rede social.
Ainda conforme a gestão, essa limpeza das vias será “realizada com hipoclorito de sódio diluído em água, produto eficaz na redução das chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias”.
Jornal da Chapada