Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto de incentivo à leitura em casa é desenvolvido por Centro de Educação Profissional em Morro do Chapéu

O governo estadual prorrogou até o dia 3 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia | FOTO: Divulgação |

O Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Chapada Diamantina II, localizado em Morro do Chapéu, está desenvolvendo o projeto de apoio pedagógico de incentivo à leitura #ficaemcasaeleiaumlivro, com o qual os estudantes recebem dicas de leitura no Instagram do projeto (projeto_leitura_cetep) e, também, compartilham suas leituras. Além disso, a unidade possui o blog (cetepchapadadiamantinall.blogspot.com), que contém diversas informações para os estudantes. O projeto visa fomentar o hábito da leitura em casa neste período de suspensão das aulas como forma de prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

A diretora Milena Paula de Moura falou da importância do projeto. “O objetivo geral é a leitura pela leitura, com fruição, prazer e pra onde quer que ela leve, independente de tema, área ou coisa parecida. É importante manter ativa a aprendizagem dos estudantes. Precisamos entender que a aprendizagem vai para além dos muros da escola e se dá em diversas situações, modos, métodos e modelos. A educação precisa estar pronta para assumir o seu papel, que é o de acolher da melhor maneira possível”, destacou.

“O projeto de leitura é um apoio, neste momento de distanciamento social”, diz o professor Ilauanna | FOTO: Divulgação |

Segundo a professor de Inglês, Ilauanna Teles Silva, a iniciativa tem refletido diretamente no aprendizado e vida dos estudantes. “O projeto de leitura é um apoio, neste momento de distanciamento social. Estamos tendo o cuidado de escolher livros condizentes com a realidade de nosso público. Este ano, temos vários alunos com necessidades especiais e, por isso, o livro :Extraordinário” foi a nossa primeira opção. Levando em conta que estamos em um momento tecnológico, o uso das redes sociais tem contribuído bastante na divulgação e efetivação do projeto, pois os estudantes estão motivados e tendo o prazer pela leitura em suas casas”, salientou a educadora.

A estudante Janaine Modesto Barbeiro, 16, do curso técnico em Agropecuária, aprovou o projeto de leitura. “É um projeto que compartilha conhecimentos e trás uma explosão de sentimentos a cada livro sugerido pela nossa escola. Eu super aprovo a iniciativa do projeto, pois a leitura é a base essencial do ser humano e isso trará aos estudantes uma motivação maior para os estudos”, afirmou.

Suspensão das aulas
O Governo do Estado prorrogou até o dia 3 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (15), que altera o Decreto n° 19.586, e visa o isolamento social para conter a disseminação do coronavírus na Bahia. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas