CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal
Trending

#Chapada: Grupo de mulheres em Lençóis cria portal colaborativo com produtos, serviços, arte e cultura

O grupo enfatiza que, dessa forma, todos os serviços de entrega da cidade estarão reunidos numa plataforma só.

O pedido de ‘#fiqueemcasa’ durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é reforçado por um grupo de mulheres do município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Elas se uniram para fazer um site onde as pessoas pudessem ter acesso aos diversos produtos e serviços a serem entregues em casa na cidade chapadeira. Foi dessa forma que surgiu o site garimpei.com. “O portal nasceu do sonho de ajudar pessoas a buscar e partilhar alimentos, produtos, cultura e ideias para celebrar a vida”, afirma a gestora da publicação online, Líllian Pacheco.

Conforme dados enviados ao Jornal da Chapada, a ideia é reunir os serviços de delivery de Lençóis, como lanchonete, restaurante, doces, produtos artesanais, verduras, frutas, supermercados. A iniciativa pode virar até um aplicativo no futuro. O grupo enfatiza que, dessa forma, todos os serviços de entrega da cidade estarão reunidos numa plataforma só. “Um serviço de comunicação online para fortalecer a economia local, de base social e autônoma. Vem facilitar o encontro entre quem quer vender e quem precisa consumir. O site busca traduzir o perfil do comércio local, onde você encontra de tudo um pouco e dá viabilidade aos pequenos e médios comerciantes.”, acrescenta Renata Reis, também gestora do portal.

No garimpei.com, você encontra os contatos de quem está entregando. Além da entrega em casa (delivery), o usuário também tem acesso a redes sociais de artistas locais, como músicos que estão fazendo shows virtuais com lives, filme online, venda dos discos de grupos tradicionais de Lençóis, como Mestre Aurino da Comunidade Quilombola do Remanso. “Acreditamos que o garimpei.com pode ajudar a termos uma economia mais solidária, no site, as pessoas podem, além de conhecer produtos e serviços, ter acesso a uma rede de artistas e agentes culturais para conhecer seus trabalhos, é uma plataforma de encontros”, assegura Renata Semayanguê, gestora e idealizadora do portal.

A plataforma online não tem fins lucrativos, não existe um valor para estar cadastrado | FOTO: Reprodução |

Mais detalhes
A plataforma online não tem fins lucrativos, não existe um valor para estar cadastrado. Mas existe uma prioridade de destaque para as mulheres empreendedoras, negras e nativas da Chapada Diamantina, assim como para os produtos de base comunitária. Quem desejar divulgar seus produtos e/ou serviços, é só entrar na aba ‘Contato’ do site e enviar seus dados, a manutenção é semanal. Além da divulgação de produtos, serviços e cultura, o site também tem uma página de Blog, onde você pode ler e publicar textos sobre a cidade e outras maneiras de estabelecer uma economia mais solidária e criativa na cidade de Lençóis.

As gestoras do garimpei.com são Líllian Pacheco, educadora, coordenadora de projetos sociais, criadora da Pedagogia Griô e escritora, além de e representante da Associação Grãos de Luz e Griô; Renata Reis, gestora cultural, artista visual, comunicóloga e mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba, representante do Coletivas; e Renata Semayanguê, cineasta, cineclubista, comunicóloga, produtora cultural, representante da Cinepoètika. A equipe do portal conta com a colaboração da produtora cultural do Grãos de Luz e Griô Roseane Bernardo e a fotógrafa e ilustradora Tai Oliver. Mais informações na página oficial da publicação no Facebook. Jornal da Chapada com texto base de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios