Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Itaetê prorroga medidas de combate ao novo coronavírus até 30 de abril

O gestor chapadeiro, Valdes Brito, segue com atuação para conter a entrada do vírus na cidade | FOTO: Montagem do JC |

O prefeito do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, Valdes Brito (PT), prorrogou as medidas de quarentena, que terminariam nesta quarta-feira (22), até o dia 30 de abril de 2020. A decisão faz parte das ações necessárias ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 na região chapadeira e foram publicadas em dois decretos no Diário Oficial do Município (DOM).

Entre as medidas de precaução decretadas, está o fechamento do comércio local, exceto farmácias, padarias, supermercados, açougues e postos de combustíveis; a proibição do acesso à cidade por pessoas não residentes no município, por prazo indeterminado; a suspensão do atendimento ao público nas repartições municipais da Administração Pública Municipal de Itaetê e a suspensão das atividades escolares das redes públicas municipal e estadual de ensino.

“Todo morador de Itaetê, que realizar viagem nacional ou internacional, por ocasião do seu retorno, deverá efetuar comunicação imediata à Secretaria Municipal de Saúde, onde assinará um termo de compromisso de isolamento domiciliar pelo período de sete dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma relacionado à Covid-19”, salienta o gestor petista via decreto.

As publicações oficiais também aponta que ficam vedadas, por tempo indeterminado, a concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos públicos e privados, que importem em aglomeração de pessoas e a entrada, parada ou saída de ônibus de turismo/excussão, micro-ônibus, vans e similares, bem como o transporte coletivo e alternativo municipal ou intermunicipal de passageiros, em toda extensão territorial do município, sob pena de aplicação das multas administrativas previstas no Código Tributário Municipal e responsabilização cível e criminal pelo descumprimento, dentre outras medidas que podem ser conferidas no site a prefeitura em Diário Oficial publicado.

“Lembrando que os estabelecimentos com permissão para continuarem abertos devem adotar práticas de higiene no combate a proliferação da doença. As equipes da vigilância epidemiológica continuam orientando a população sobre os cuidados básicos, como usar máscara ao sair, lavar bem as mãos e evitar aglomerações. É uma fase difícil, mas que unidos vamos vencer. O fundamental agora é que o vírus entra em nossa cidade e vamos fazer de tudo para que isso não aconteça”, finaliza Valdes Brito em contato com o Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas