Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Mucugê paga salário após servidores reclamarem de atraso; queda de receita ocasionou o problema

O prefeito de Mucugê, Manoel Luz, responde que já foi feito o pagamento | FOTO: Montagem do JC |

O prefeito de Mucugê, na Chapada Diamantina, Manuel Luz (PSD), respondeu a denúncia dos servidores municipais – noticiada pelo Jornal da Chapada – sobre o atraso de pagamento dos salários na última terça-feira (21). Nesta quarta-feira (22), o Jornal da Chapada entrou em contato com o prefeito e ele esclareceu a situação.

Segundo ele, a prefeitura teve dificuldades em realizar os pagamentos nas datas regulares no ano passado. Mas que em 2020, os pagamentos estavam sendo feitos rigorosamente em dia. Manoel Luz aponta que o atraso deste mês se deu pela queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) repassado ao município.

“O ano passado a gente atrasou muito os salários dos servidores por falta de recurso mesmo. Esse ano a gente priorizou, janeiro e fevereiro vinham normais, sem atraso de nenhum dia, mas agora em março a gente teve uma queda na arrecadação do município, de ICMS”, aponta o prefeito chapadeiro.

Os funcionários questionaram porque durante a pandemia os vencimentos estão atrasados | FOTO: Reprodução |

Ele ainda informa que o pagamento dos funcionários é programado normalmente entre os dias 10 e 15 de cada mês. Porém, o repasse sofreu uma queda de R$162 mil em relação ao mês anterior. “Como nosso calendário de pagamento dos servidores é do dia 10 até o dia 15, a gente imaginava que na primeira terça do mês que a gente recebe o recurso do ICMS a gente pagaria. Só que a gente recebeu com um valor R$162 mil a menos, do que o mesmo período do mês passado”, continua.

O administrador de Mucugê informa também que nesse contexto, precisou priorizar o pagamento dos servidores da saúde – que estão na linha de frente de combate ao coronavírus, assim como os servidores da educação, pois os repasses para este fim foram feitos normalmente. Manoel Luz informa que o pagamento já foi realizado nesta quarta.

“A gente tinha priorizado os servidores da saúde que estão nessa linha de frente ao combate à pandemia, fizemos logo o pagamento deles e de outros servidores, como professores. Da educação mesmo a gente pagou tudo, porque a gente recebeu os recursos normais. Ficou faltando apenas o da administração e pagamos hoje [quarta]. Mandei fazer as folhas e hoje a tarde fizemos o pagamento”, finaliza.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Mucugê tem quatro casos confirmados de Covid-19; três deles diagnosticados por critério clínico-epidemiológico

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas