Uma ala de enfermaria do Hospital Espanhol foi incendiada por um paciente internado com Covid-19, por volta das 23h da última terça-feira (5). As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde, Fabio Vilas Boas. O paciente estava no quarto andar na enfermaria de número 429 da unidade.
Nessa madrugada houve um incêndio em uma das enfermarias do Hospital Espanhol. Um pct entrou em surto psicótico, ateou fogo num colchão e atirou-se pela janela, fraturando o fêmur. Os demais pcts da enfermaria atingida foram removidos. Os danos físicos foram limitados a um apto. pic.twitter.com/tdW0ySDrD8
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) May 6, 2020
Em sua rede social, o titular da pasta de Saúde da Bahia, comunicou que “o paciente sofreu surto psicótico, ateou fogo em um colchão e atirou-se pela janela do quarto andar até a laje do terceiro andar, fraturando o fêmur”. Rapidamente o fogo foi debelado com ajuda da equipe do hospital. No quarto andar havia outros 32 pacientes internados.
O terceiro e o quinto andar foram evacuados e os pacientes foram transferidos para outras unidades. Ainda segundo Vilas Boas, será providenciada a inclusão de grades nas janelas da unidade. Ele falou ainda que após a vistoria e liberação dos bombeiros, a previsão é de que os leitos do Hospital Espanhol estejam liberados para receber novos pacientes em 24h.
Para o secretário de Saúde, a baixa oxigenação do sangue pode desenvolver quadros de desorientação ou surto em pacientes com a síndrome respiratória Covid-19. “O paciente não tinha histórico de problemas psiquiátricos. A gente acredita que isso possa estar relacionado com a baixa oxigenação”, completa Fábio.
Jornal da Chapada