Ícone do site Jornal da Chapada

Casal de ciclistas que viaja pelo mundo cria guia da Serra do Espinhaço entre Minas Gerais e Bahia

Nos trabalhos de mapeamento, eles encontraram lugares pouco visitados | FOTO: Rafaela Asprino/Acervo Pessoal |

Rafaela Asprino e Antônio Olinto são casados e vivem como nômade há mais de 20 anos. De suas viagens pelo país e pelo mundo, eles desenvolveram guias de cicloturismo e documentários, para mostrar as belezas naturais dos locais visitados e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Durante a expedição pela Serra do Espinhaço, entre Minas Gerais e Bahia, o casal criou o ‘Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço’.

“Muitas questões surgem quando nos propomos a viver experiências além daquelas que conhecemos. Medos, desejos, pré-conceitos, sentimentos que brotam e que, de certa forma, revelam nossa forma de ver o mundo. Para lançar-se ao desconhecido é preciso coragem. Mas para viver essas experiências de forma plena, é preciso desprendimento, não só dos bens materiais que nos envolvem no dia a dia mas, principalmente, da nossa forma de ver o mundo. Gostamos deste axioma que, de forma crítica, relativiza ‘verdades’ sobre o mundo e também sobre nós mesmos”, relatou o casal.

Mapa dos roteiros do ‘Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço’ | FOTO: Divulgação |

Segundo os ciclistas, desde 2007 a proposta era de criar uma rede de caminhos interessantes para viajar de bicicleta no Brasil. “Em nosso último mapeamento para a elaboração do “Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço”, tivemos que aguçar nossos sentidos para compreender e viver toda a beleza de uma região que ainda preserva sua cultura e natureza, exótica para nós”, falaram.

Nos trabalhos de mapeamento na Serra do Espinhaço, eles encontraram lugares pouco visitados, tranquilos e de uma paisagem exuberante. Além do trajeto direto entre Diamantina e o Parque Nacional da Chapada Diamantina (999,11 km), o guia oferece como um bônus um circuito que faz a volta no Parque Nacional, com 203,14 km de extensão. O cicloturista poderá montar um circuito de uma semana ou viajar por um mês inteiro, perfazendo todos os caminhos do guia. Jornal da Chapada com informações do Folha de São Paulo.

1 / 6

Veja alguns números de guia:
• 1.232,12 km de caminhos planilhados entre 24 municípios de 2 estados, em 2 regiões do Brasil (Sudeste e Nordeste) | (228,21 km em pavimento e 1.003,91 km em terra)
• Trajeto mais curto entre Diamantina (MG) e Mucugê (BA): 999,11 km | (159,71 km em pavimento e 839,40 km em terra) ascendência acumulada: 17.444 m / descendentes acumuladas: 17.277 m (sentido Sul/Norte)
• Volta no Parque Nacional da Chapada Diamantina: 203,14 km com 3.110 m de altimetria | (74,53 km em pavimento e 128,61 km em terra)
• Trajeto mais longo, incluindo visita às cachoeiras, parques e a volta no Parque Nacional da Chapada Diamantina: cerca de 1.280 km com mais de 22.300 m de ascendência acumulada
• 1ª edição: 224 páginas, 56 mapas, 55 gráficos de perfil altimétrico e 81 planilhas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas