A consciência coletiva faz toda a diferença quando a luta é de todos. Pensando nisso, os comerciantes da agricultura familiar de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, estão adotando medidas de proteção e combate à Covid-19, após ação de conscientização da prefeitura municipal. Entre as medidas de proteção ao vírus letal, está o uso da máscara de proteção individual e do álcool em gel.
Para manter frutas e verduras sempre fresquinhas, os comerciantes estão higienizando frequentemente as mãos antes de pegar nos alimentos. Durante a ‘Feira da Agricultura Familiar’, que acontece às quartas-feiras no município, a Secretaria de Saúde realizou uma campanha de conscientização para o uso de luvas e tocas para proteção dos alimentos. No sábado, onde é realizada a feira livre, houve fiscalização pela Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, além da distribuição das máscaras.
Segundo a prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), máscaras estão sendo distribuídas na barreira sanitária na entrada da cidade para todas as pessoas que vêm de outras localidades sem a devida proteção. “Após uma abordagem feita pelos profissionais, essas pessoas informam o local de origem e recebem a máscara para acessar a cidade, mesmo sendo morador do município”, disse. Sobre pessoas que vivem em vulnerabilidade social, a gestora disse que realizou uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ação Social.
“Sabemos que infelizmente não é possível atender a todos na cidade. Existe um grupo de onde fizemos um ponto de atendimento para os beneficiários do Bolsa Família. Também entregamos as máscaras para a coordenação do Cras e famílias do programa ‘Criança Feliz’, na zona rural e em seguida na sede”, disse. Até o momento, foram entregues cerca de três mil máscaras para a população do município. Um novo pedido para receber mais três mil máscaras foi feito e serão entregues em breve.
Jornal da Chapada