Após o surgimento de mais cinco casos confirmados da Covid-19, com três óbitos, a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, decretou a suspensão das atividades do comércio a partir desta quinta-feira (14) até a próxima quarta-feira (20). Os serviços essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, seguem funcionando.
A obrigatoriedade do uso de máscaras, na circulação externa, tanto na sede quanto na zona rural do município, também foi reforçada no Decreto Municipal nº 101/2020. Desta forma, ficam excluídos da suspensão os supermercados, mercearias, os postos de combustíveis e as farmácias, devendo esses seguimentos estabelecerem medidas preventivas de forma a conter aglomerações e funcionar com sua capacidade de no máximo 30%.
O decreto estipula ainda outras 25 atividades e/ou serviços que passam a ser considerados essenciais, a exemplo da assistência social e à saúde, serviços de segurança pública e privada, além de bancos e lotéricas, dentre outros. No entanto, bares e restaurantes ficam expressamente proibidos de funcionar. Os serviços de delivery e drive-thru permanecem funcionando, ficando proibida a formação de aglomerações na porta destes estabelecimentos.
A medida prorroga também a suspensão do transporte alternativo, transporte rodoviário ou congênere em todo a extensão territorial do município, assim como mantém o fechamento completo das rodoviárias ‘nova’ e ‘velha’. O decreto pode ser prorrogado, conforme avaliação das autoridades sanitárias. Itaberaba já registra sete casos do novo coronavírus, com três pacientes evoluídos para óbitos.
Jornal da Chapada