Na Bahia, pessoas que cumprem o isolamento social no combate ao coronavírus têm usado a internet para imprimir o documento do carro em casa. A facilidade de obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) é oferecida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) desde 27 de abril. Até a última quarta-feira (13), o órgão já tinha registrado a emissão online de 36,5 mil documentos, por meio do SAC Digital.
Para baixar o CRLV-e obrigatório no celular, com a opção de imprimir uma cópia, o cidadão deve acessar o site, fazer o cadastro e seguir as instruções. O procedimento é simples, rápido e gratuito. A medida acabou com o CRLV em papel moeda e o envio dele pelos Correios.
O documento eletrônico só será liberado se o licenciamento integrado estiver em dia, após o pagamento da taxa administrativa do Detran-BA, do IPVA, seguro DPVAT e multas existentes. Circular portando o licenciamento atrasado configura infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo. As informações são de assessoria.