A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itaberaba, cidade administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), informou nesta segunda-feira (18) que 11 pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus, o vírus letal que vem matando milhares de brasileiros. Desse total, sete pessoas estão com a Covid-19, duas já foram curadas e houve dois óbitos.
No total, o município registra 27 casos suspeitos, 99 casos monitorados e 56 casos descartados. Com a contaminação comunitária, a Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Técnico de Enfrentamento ao novo coronavírus, já realizou também 92 testes rápidos.
Mapa da pandemia por bairros e zona rural
Atualmente, os bairros com casos confirmados da Covid-19 na sede de Itaberaba, são Paroquial e Caititu, com dois cada, Pé do Monte e Campo do Governo, com um cada. Já na zona rural, o povoado de Santa Helena registra três casos, Campo de Avião e o povoado de Amaralina com um caso cada.
Diante do surgimento de novos casos confirmados no município, o prefeito Ricardo Mascarenhas passou a alinhar as ações de combate à Covid-19 e de assistência às pessoas com o quadro da síndrome gripal, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), do governador Rui Costa (PT).
As primeiras providências consistem em organizar a capacidade instalada do município para receber 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamento essencial para o tratamento da síndrome respiratória aguda.
Os 20 leitos serão implantados no Hospital da Chapada (HC), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, e a Unidade de Pronto Atendimento (UP-24h), da Urbis, será o Centro de Triagem da Covid-19, passando os atendimentos de Urgência e Emergência para a Maternidade Ana Catarina – que já está sendo padronizada para funcionamento.
Jornal da Chapada