Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Novos casos de covid-19 são registrados no município de Itaberaba; total sobe para 13

O boletim traz também o mapa da pandemia por bairros e zona rural do município | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O município de Itaberaba, administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), atualizou os números da pandemia do novo coronavírus no município nesta terça-feira (19). Agora, já são 13 casos confirmados de covid-19, dois óbitos e dois pacientes curados. Mais 20 pessoas estão com suspeitas da doença e aguardam resultado de exame.

O boletim traz também o mapa da pandemia por bairros e zona rural do município. Os bairros Caititu e Paroquial registram dois casos cada, enquanto os bairros Campo do Governo, Pé do Monte e o Centro da cidade registram um caso confirmado cada. Já na zona rural, surgiu um novo caso no povoado de Campo de Avião, que registra agora duas pessoas infectadas. As comunidades de Amaralina tem um caso e Santa Helena, com três casos, também entraram para a lista.

As medidas de enfrentamento e combate à pandemia continuam em Itaberaba. Nesta terça-feira, o prefeito Ricardo Mascarenhas e o secretário de Saúde João Rodrigues estiveram na rádio Rosário FM para falar sobre investimentos realizados de forma emergencial, principalmente na organização da rede de atendimento de saúde no município.

A Maternidade Ana Catarina, por exemplo, que é agora a Unidade de Urgência e Emergências (UPA-24 horas) do município, já está em pleno funcionamento com dois médicos de plantão. “Reorganizamos todo o nosso sistema de saúde para tratar do nosso povo nessa pandemia. Nosso papel nesse momento é salvar vidas. A Unidade de Urgência e Emergência já está funcionando desde às 8h da manhã dessa terça-feira”, ressalta Ricardo Mascarenhas.

O secretário de Saúde de Itaberaba João Rodrigues e o prefeito Ricardo Mascarenhas | FOTO: Divulgação |

Todos os pacientes com sintomas gripais ou suspeita de covid-19 podem se dirigir para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA da Urbis). Essa unidade está preparada para atender os casos suspeitos da doença respiratória, fazer a triagem e, caso seja necessário, encaminhar para o hospital de referência, onde deve ser implantado os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que será o Hospital da Chapada, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas