Após denúncia publicada pelo Jornal da Chapada sobre ex-professores da rede estadual de ensino que não conseguiram ter acesso ao auxílio emergencial do governo federal por ainda constarem como ativos nos quadros da Secretaria Estadual de Educação (SEC), a pasta de Administração (Saeb) do governo Rui Costa (PT) enviou nota de esclarecimento nesta segunda-feira (25).
A Saeb esclarece que segue atuando intensivamente para solucionar “as pendências cadastrais envolvendo um pequeno grupo de ex-servidores estaduais, hoje fora do mercado de trabalho, que tiveram a concessão do auxílio emergencial covid-19 negada por ainda figurarem como servidores ativos nas bases de pesquisa utilizadas pelo governo federal”.
Conforme a nota, “o processo de regularização – realizado por meio do reenvio de bases de dados do Estado ao governo federal – já permitiu solucionar as situações identificadas até agora, além de contribuir, de forma preventiva, para evitar novas ocorrências do gênero”.
A pasta de Administração salienta que “apesar de todos os esforços realizados, o processamento dos pedidos do auxílio emergencial está a cargo da Dataprev, empresa que atua como parceira tecnológica do Ministério da Cidadania – órgão gestor deste auxílio”.
Em nota oficial, a Dataprev admitiu que “as bases federais não conseguem refletir instantaneamente a situação atual das pessoas”. Essa nota pode ser acessada na íntegra neste endereço na internet http://portal2.dataprev.gov.br/nota-de-esclarecimento-auxilio-emergencial.
“A Secretaria de Administração vem mantendo articulações de caráter técnico e institucional junto às instâncias federais responsáveis pela recepção e tratamento dos dados, com o objetivo de garantir máxima celeridade ao processamento das informações atualizadas”, completa o texto enviado ao Jornal da Chapada.
Jornal da Chapada
Leia também