O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), em uma ‘live’ realizada na noite da última segunda-feira (25), ao lado do presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe (DEM) e do também vereador Dr Jairinho (Solidariedade), disse que o Rio de Janeiro dominou a pandemia causada pelo Cornavírus. No vídeo, o prefeito apresentou um gráfico ainda desconhecido do público geral, segundo ele feito pela Secretaria de Saúde, no qual mostra uma queda no número de casos e internações de pessoas com Covid-19 na cidade do Rio.
Crivella ressalta, no vídeo, que o gráfico azul mostra os casos de internação de pessoas com sintomas graves da doença e o gráfico laranja [que ele chama de “amarelo”] é referente aos pacientes que apresentaram sintomas leves nas unidades de saúde comandadas pela Prefeitura. De acordo com o Crivella, caso a situação se mantenha como está, as escolas devem ser reabertas em meados de junho. O prefeito já manifestou interesse em reabrir templos religiosos, desde que sigam recomendações.
A prefeitura também anunciou uma mudança na contabilização dos óbitos, após ser criticada por falta de transparência. Agora, serão analisados os sepultamentos diários na capital, e não o número de mortes a partir dos casos confirmados de coronavírus. Contudo, a prefeitura mantém as recomendações de isolamento social. As informações são do Diário do Rio.