Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Jussiape está entre as cidades brasileiras mais vulneráveis à covid-19, segundo dados de estudo

O município chapadeiro entre os mais vulneráveis | FOTO: Reprodução/Will Assunção/Jussi UP |

O município de Jussiape, na Chapada Diamantina, está entre os municípios brasileiros mais vulneráveis aos efeitos da covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. São cinco cidades da Bahia em as 10 mais vulneráveis no Brasil, de acordo com estudo do Instituto Votorantim. Além de Jussiape, tem Wanderley, Ibirataia, Sítio do Quinto e Ubaitaba. Elas integram o “top 10” da lista que avalia 5.570 cidades brasileiras.

O estudo utilizou como critérios para a avaliação questões socioeconômicas, tamanho da população idosa, taxa de urbanização, estrutura e organização do sistema de saúde, capacidade fiscal da administração municipal, entre outros. Em Jussiape, além de haver uma pequena parcela da população ocupada, o rendimento médio dos trabalhadores não ultrapassa 1,4 salário mínimo.

Esse estudo foi publicado pelo site Bahia Notícias, e deixa claro que a questão de renda é um fator fundamental para a vulnerabilidade diante da pandemia. Para o Instituto Votorantim, os cinco municípios baianos menos vulneráveis para o enfrentamento da Covid-19 são, na ordem, Dias D’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Camaçari e São Desidério.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas