Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Projeto de pesquisa ‘Escritas Diamantinas’ estuda a difusão da escrita e o papel social dela na região

A atividade tem base no mapeamento e na catalogação dos produtos gráficos encontrados a partir da prospecção de arquivos ou acervos, públicos ou privados.

A Chapada Diamantina ganha um novo projeto de pesquisa, coordenado pelo professor Dr. André Moreno, do colegiado de Letras Vernáculas, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus de Seabra. O projeto intitulado por ‘Escritas Diamantinas’, faz parte do Programa de Estudos em História, Sociedade e Cultura Escrita na região chapadeira. O trabalho tem o enfoque na difusão social da escrita e as funções sociais que ela assume dentro da região.

Essa atividade tem base no mapeamento e na catalogação dos produtos gráficos encontrados a partir da prospecção de arquivos ou acervos, públicos ou privados. “Buscamos investigar os acervos públicos e privados da região, mais ainda uma necessidade de um tratamento mais verticalizados em outros arquivos públicos da região, com substancias muito grande de testemunhos históricos”, aponta o professor.

Para André Moreno, um dos objetivos é estudar a história da escolarização da Chapada Diamantina, desde a instalação das primeiras escolas e os dias atuais e identificar os primeiros indícios de escolas não formais. “Os trabalhos em linguística histórica como um todo tem se desenvolvido paulatinamente, a pequenos passos, dentro da nossa região da Chapada Diamantina”, finaliza Moreno.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios