Investindo na rede de serviços da atenção básica de saúde, a prefeitura de Nova Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta segunda-feira (1º), equipamento de proteção para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). Em reunião, os ACS’s ajustaram as estratégias de combate e enfrentamento à covid-19, doença respiratória transmitida pelo novo coronavírus.
Na oportunidade, foram entregues máscaras cirúrgicas e óculos de proteção para todos os agentes presentes, bem como planilhas de monitoramento e termos de compromisso para cumprimento da quarentena, para o acompanhamento de pessoas que chegaram na cidade e não passaram nas barreiras sanitárias.
Os ACS’s são profissionais responsáveis pelo papel de promoção e prevenção na saúde, engajando a comunidade, mapeando, consolidando e analisando as informações obtidas. Entre os desafios do agente comunitário, está o de percorrer grandes distâncias para cadastrar, orientar e acompanhar famílias e grupos em seus domicílios. Esse trabalho é de fundamental importância no enfrentamento e combate à pandemia.
O município chapadeiro tem um casos suspeito da doença infectocontagiosa que aguarda resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) e mantém 20 pessoas monitoradas. Nove outros casos já foram descartados e mais 30 pessoas deixaram o monitoramento. Os dados são do boletim desta segunda-feira (1º) emitido pela prefeitura administrada pela prefeita Guilma Soares (PT).
Jornal da Chapada