Dois novos casos confirmados da covid-19 entram na estatística do boletim epidemiológico do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (8). Agora são no total 45 casos positivos, sendo 21 ativos e 24 curados. Os dados apontam para seis suspeitos da síndrome respiratória, 178 são monitorados. Já foram realizados até o momento 287 testes rápidos e 242 resultados deram negativos.
Segundo informações da prefeitura, administrada pelo prefeito Valdes Brito (PT), os dois novos que testaram positivo são do povoado de Rumo. Para conter a propagação do coronavírus, a gestão decretou novas medidas restritivas. “Pensando na ampliação das medidas de prevenção ao coronavírus no distrito do Rumo, a prefeitura de Itaetê publicou o decreto 45/2020, dando continuidade aos decretos anteriores”, ressalta a nota de assessoria.
Entre as medidas estão a proibição de entrada e saída de veículos do Rumo (com exceção aos prestadores de serviços essenciais como alimentação e saúde), o funcionamento dos serviços essenciais como padarias e mercados até o meio dia, com limite até cinco pessoas em compras, o fechamento dos serviços não essenciais como bares e restaurantes (apenas delivery) e a obrigatoriedade do uso das máscaras. “Os estabelecimentos que desobedecerem as regras estarão sujeitos à multas e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento”, completa a nota.
Jornal da Chapada