Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretário e coordenador de combate à covid em Nova Redenção esclarece ‘fake news’ de caso confirmado circulando no município

As ações para conter o vírus na região continuam em Nova Redenção | FOTO: Divulgação/PMNR |

Por meio de vídeo, o coordenador do Comitê de Combate à Covid-19 e também secretário de Governo, Ivan Soares, esclarece situação sobre caso confirmado em Nova Redenção, na Chapada Diamantina. Publicado em página oficial da prefeitura, na última segunda-feira (8), o vídeo informa sobre a situação delicada que reverberou no município. Ivan salienta que a gestão mantém as medidas de prevenção contra o novo coronavírus e tem atuado para conter a entrada do vírus na comunidade. Sobre boatos de que uma empresário testado positivo estava circulado na cidade chapadeira, o titular disse que se trata de ‘fake news’.

“Surgiu a informação que um conhecido empresário estava infectado e esteve aqui no município onde teve contato com várias pessoas. No mesmo momento, a Secretaria de Saúde procurou todas as possíveis pessoas que tiveram contato e orientou o isolamento para ver se havia alguma reação. Ao pesquisar a situação com a secretária de Saúde, realmente tivemos a informação de que o teste rápido foi positivo. Mas tomamos o conhecimento de que o empresário resolveu fazer o teste em uma clínica particular e o resultado deu negativo. Então, para que possamos ter certeza da situação, procuramos um meio que desse a verdadeira situação e nos encaminharam o resultado do teste com ‘não detectado’”, esclarece o secretário Ivan, mostrando o exame para melhor entendimento da população.

Pronunciamento do secretário Ivan Soares

O secretário também ressalta que, diante da situação que o Brasil está enfrentando “o município mantém as mesmas medidas de distanciamento, de isolamento social, barreiras de prevenção a não tem infecção do novo coronavírus”. Ele ainda reforça que, cumprir as recomendações dos órgãos de saúde é o remédio fundamental para evitar proliferação da covid-19. “Está morrendo em média 1.400 pessoas por dia e o que se insinua é que isso vai subir. Estamos no meio de uma guerra que a gente não tem os mecanismos de enfrentar, a não ser os mecanismos de prevenção, o uso da máscara, o isolamento, o distanciamento e os cuidados com a higiene das mãos”, aponta.

O boletim epidemiológico do município de Nova Redenção, consta no total 36 casos monitorados, 14 casos descartados e, até o momento, nenhum caso suspeito e/ou confirmado. A prefeitura administrada pela prefeitura Guilma Soares (PT) segue com ações para conter a entrada do vírus mortal na comunidade. Em diferentes publicações, a gestora pede para que a população permaneça em casa e evite circular sem máscaras.

Jornal da Chapada

Último boletim de Nova Redenção divulgado

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas