Com o primeiro caso de covid-19 importado de outro estado, o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, redobra a atenção nas medidas de prevenção contra o novo coronavírus. O caso foi registrado na última sexta-feira (12), por meio do laudo de exame RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase). Segundo informações publicadas pela Secretaria de Saúde, trata-se de uma mulher que chegou do estado de Goiás, na última quarta-feira (10).
“Duas pessoas que chegaram ao município fizeram um teste para covid-19, ainda em Goiás, um dos resultados foi liberado com resultado negativo, assim resolveram viajar para Bahia, supondo que o outro exame teria o mesmo resultado. Os dois foram submetidos ao teste rápido, ambos testaram negativo”, aponta nota da Secretaria de Saúde, na página oficial do município em rede social. No entanto, o laudo enviado testou positivo. Segundo informações, toda a família, no total de nove pessoas, foi orientada a fazer o isolamento domiciliar. Todos estão assintomáticos.
“As medidas de segurança necessárias já foram tomadas no intuito de proteger a população e evitar a propagação do vírus no município. Portanto, reiteramos que neste momento de contenção do vírus é preciso o apoio e colaboração da população [para] que todos fiquem em casa e se for extremamente necessário sair que usem máscaras e lembrem-se sempre de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel”, reforça a nota da pasta de Saúde. Até esta segunda-feira (15), nenhum boletim epidemiológico foi publicado em redes sociais.
Jornal da Chapada