Para conter o crescimento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus no município de Itaetê, na Chapada Diamantina, o prefeito Valdes Brito (PT) editou um novo decreto com novas medidas de prevenção e combate à covid-19 e prorrogação da quarentena por mais sete dias. A publicação foi nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Município (DOM) e divulgado na página oficial da prefeitura em rede social.
O decreto de número 45 destaca as ações no distrito de ‘Rumo’, onde foi maior a incidência de casos contaminados. Em ‘Rumo’, será apenas permitido o funcionamento do comércio essencial (supermercados, padarias, mercearias, açougues e farmácias) até o horário das 17h, obedecendo o limite de acesso de cinco pessoas por vez. Já na sede, o decreto determina que lojas em geral podem funcionar até às 17h, exceto bares, quiosques, box e restaurantes, que podem ofertar apenas serviços de delivery.
Para a feira livre, “a partir do próximo sábado [20], Itaetê reservará suas atividades única e exclusivamente à comercialização de gêneros alimentícios, sendo admitidos apenas produtores e comerciantes locais, ficando suspenso o acesso dos produtores do povoado de Rumo”, reforça o decreto. O documento ainda evidencia a permanência do uso obrigatório de máscara em vias públicas, órgãos municipais e no comércio em geral, além da recomendação da distância mínima de dois metros entre as pessoas.
No boletim desta terça, o município registra um total de 46 casos confirmados, sendo 10 ativos e 36 curados. Seis seguem suspeitos para a doença e 120 pessoas são monitoradas. Foram realizados um total de 315 testes rápidos e 270 tiveram resultados negativos. Em 24h não houve registro de novos casos de contágio no município da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada
Confira aqui a íntegra dos decretos