Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Mucugê promete resolver qualidade da água na comunidade de Santa Cruz; “Novo poço será instalado”

Os moradores apontam que a água tem coloração "barrenta" e "forte odor" | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Moradores do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, procurou novamente o Jornal da Chapada, esta semana, para denunciar a qualidade da água que está chegando ás casas da comunidade rural de ‘Santa Cruz’. Por meio de fotos enviadas à redação, os moradores reclamam que a água apresenta uma coloração ‘barrenta’ e possivelmente não indicada para consumo humano.

O Jornal da Chapada já tinha publicada matéria sobre o assunto e a situação foi resolvida em parte (veja aqui o primeiro texto). O problema da qualidade da água em locais da sede foi resolvido em parte, mas na comunidade rural continua a coloração e o odor. “Essa água está chegando nas casas da comunidade de Santa Cruz, a água de Mucugê [sede] só melhorou um pouco a coloração, mas o odor está cada dia pior”.

A reportagem entrou em contato com o prefeito Manoel Luz (PSD), para que ele pudesse explicar a atual situação da água na comunidade, sendo que na sede foi dado como caso encerrado. O gestor informou que se trata de um poço artesiano antigo, perfurado em região de um brejo. Luz ainda aponta que devido a localidade indevida é comum que a água apresente essa característica em Santa Cruz.

O prefeito Cláudio Manoel Luz Silva | FOTO: Divulgação |

“Mantive contato com o responsável, e o que a acontece é que esse poço artesiano que está fornecendo água é antigo e perfurado por gestões passadas em um brejo, e não se abre poço artesiano em brejo. Então, ‘vira e mexe’, ela [a água] apresenta esta coloração”, revela o gestor.

Manoel indica que a alternativa no momento é a limpeza do poço, enquanto outro, já perfurado pela prefeitura, está em processo de instalação. “Já perfuramos um poço artesiano lá [Santa Cruz], inclusive com recursos próprios da prefeitura, e já estamos providenciando a instalação do poço para resolver a situação. Agora vamos fazer uma limpeza nesse para que fique de reserva”, finaliza.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Moradores de Mucugê reclamam da situação da água com teor de alumínio acima do permitido pela OMS

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas