O boletim epidemiológica da pandemia do novo coronavírus no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, publicado neste domingo (21) pela Secretaria Municipal de Saúde, informa que são agora 107 casos ativos de covid-19. No total, 177 pessoas contraíram o vírus, sendo que 61 pessoas já foram curados e seis evoluíram para óbito. Os dados ainda registram um caso suspeito, sendo três óbitos sob investigação, 205 pessoas monitoradas e 191 casos descartados.
Em rede social, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), frisa a atuação da gestão para vencer a crise sanitária. “Seguimos na luta, literalmente em uma guerra. Nossos profissionais da saúde continuam na missão de salvar vidas. Precisamos de força, precisamos da ajuda de cada um de vocês! Não se pode negligenciar ou achar que é uma ‘gripezinha’ ou um simples resfriado. Se você está com sintomas de covid-19, procure nossa UPA 24h, não deixe os sintomas evoluírem, ele pode ser fatal”.
Até o momento, o município já realizou 1.196 testes, sendo 983 testes rápidos e 213 laboratoriais. A circulação do vírus tem diminuído tanto na sede quanto na zona rural. No mapeamento por localidade, 27 bairros já têm registros da doença. Os bairros com casos ativos são ‘Independente‘, que registra 17 casos, seguido por ‘Vida Nova Itaberaba‘, com 13, ‘Barro Vermelho’ com oito casos, ‘Oriente’ com nove casos, ‘Centro‘ sete casos e ‘São João’ com cinco casos ativos. Os demais bairros possuem entre um a quatro casos.
Jornal da Chapada