Municípios da Chapada Diamantina entraram na lista de entrega de máscaras de proteção para reforçar o combate ao novo coronavírus na Bahia. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte (Setre). A entrega acontecerá em diferentes localidades e dias específicos.
Nesta terça-feira (23), por exemplo, a entrega acontece no Centro Público de Economia Solidária de Irecê, pertencente à Chapada Velha e serão distribuídas 60 mil máscaras. Dentre os municípios chapadeiros estão América Dourada, Boa Vista do Tupim, Cafarnaum, Canarana, Ipupiara, Irecê, João Dourado, Lapão, Piritiba, e Tapiramutá.
Na sexta-feira (26), a distribuição de 40 mil máscaras acontece no Clube dos Bancários de Feira de Santana e Itaberaba, o portal de entrada da Chapada Diamantina, será um dos municípios a receber o item de proteção individual neste processo de ir buscar os equipamentos em Feira. As máscaras são fruto do projeto ‘Trabalhando em Rede no Combate ao Coronavírus’, que oferece apoio financeiro a 600 profissionais de costura.
Com um investimento de R$3,6 milhões do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o projeto prevê a produção de duas milhões de máscaras, em quatro polos distribuídos no território baiano. A iniciativa é executada por Organizações da Sociedade Civil (OSC), que são responsáveis pela contratação de profissionais, pagamento da bolsa-produção, aquisição de insumos e acompanhamento de todas as etapas da atividade.
Os beneficiados são egressos dos cursos de Corte e Costura do Programa Qualifica Bahia e de projetos do Funtrad, profissionais da área têxtil inseridos no Programa Contrate.Ba e pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, como mulheres chefas de família monoparental. Jornal da Chapada com informações de assessoria.