Completando dois meses sem notificações de novos casos da covid-19, o município de Mucugê, na Chapada Diamantina, registrou na última quarta-feira (24) e nesta quinta-feira (25) mais três novos casos de infecção viral da doença. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde, por meio de boletim epidemiológico.
O quinto caso é de um homem de 49 anos, residente do município, que estava acompanhando seu pai para tratamento de Saúde no Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, e no Hospital Manoel Vitorino, em Salvador. “Ao retornar no dia 18 [quinta-feira], as equipes de saúde o manteve em quarentena, conforme protocolo e devido apresentar algumas sintomatologias [gripais]”, explica a nota da pasta da Saúde.
Ainda conforme informações da Secretaria Municipal, foram coletadas amostras e enviadas ao Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA). Também foi realizado teste rápido pelo município e o resultado foi negativo. Após sua transferência para o HRC, outra testagem rápida foi realizada na última quarta-feira (24), com resultado positivo.
O sexto e o sétimo caso pertencem à mesma família. Trata-se do pai e do irmão da notificação anterior, com idades de 86 anos e 53 anos respectivamente. Ambos se encontram em isolamento domiciliar e apresentam quadro de saúde estáveis. O resultado foi divulgado nesta quinta pelo Lacen-BA.
O boletim atual de Mucugê consta um total de 79 pessoas em monitoramento pela equipe de saúde. Sete casos confirmados, sendo quatro curados. Já foi realizado um total de 148 testes e 19 exames laboratoriais ambos com resultados negativo. O município não apresenta casos suspeitos da doença.
Jornal da Chapada