Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prometida para começar em março, obra de recuperação da BA-148 continua no papel; moradores voltam a reclamar da via

Os buracos, a falta de sinalização e de acostamento deixam a estrada ainda mais perigosa | FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal |

E as obras da BA-148, que interliga Rio de Contas a Seabra, passando por Abaíra, mais uma vez não saíram do papel. Com isso, as queixas de quem mora na região da Chapada Diamantina e precisa usar a via aumentaram. Neste final de semana, vídeos e fotos foram enviados novamente ao Jornal da Chapada, mostrando a situação de caos que se encontra a pista.

Segundo relatos, entre Rio de Contas e Seabra, a estrada precisa de muita intervenção de infraestrutura para que fique transitável e ajude no desenvolvimento econômico local, no escoamento de produção, segurança no transporte de passageiros e conforto para os moradores da região turística. Buracos têm causado acidentes e prejuízos para os motoristas.

Nas queixas enviadas ao site, alguns moradores apontam para a falta de prestígio político de prefeitos e vereadores dos municípios da região chapadeira por onde a via passa. Protestos de empresários e de motoristas cobraram as obras, mas não foi o suficiente para que o empreendimento saísse do papel, conforme relatam os moradores.

Vídeo enviado por grupo de moradores

“Até a ordem de serviço já foi publicada, mas as obras nunca começaram. Estão dizendo que é por causa da pandemia, mas por isso também que as obras deveriam sair. Caso algum morador dessas cidades precisem de deslocamento urgente, a única via de acesso está intransitável e esse problema não é de hoje, já se arrasta por anos. Não temos nem hospitais, respiradores pra enfrentar essa crise e nem temos estrada”, relata um grupo de moradores da região.

Os moradores acusam o governo estadual pela morosidade das obras na estrada. Culpam a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o governador Rui Costa (PT) e o senador Otto Alencar (PSD-BA), que teria “influência sobre a pasta”, pela não realização da obra (veja aqui). Também criticam a falta de ação de deputados estaduais e federais que foram votados na região e não cobram as obras.

“Na verdade, tem que cobrar também dos políticos que foram votados na Chapada Diamantina e que fazem parte da base de sustentação do governo Rui Costa. Todos eles são culpados e omissos. Até os administradores dos municípios da região parecem que eles não se importam com isso. Não cobram mais, não ajudam nem a tapar buracos”, diz o grupo de moradores, que denuncia, constantemente, o estado da via ao jornal.

Alvo de inúmeros protestos, a BA-148, que passa por Abaíra, Piatã, Boninal, Jussiape, até o entroncamento da BR-242, em Seabra, teve sua ordem de serviço de recuperação assinada no mês de março de 2020, conforme informações da pasta estadual de Infraestrutura administrada pelo secretário Marcus Cavalcanti na época de protestos (veja aqui). O processo licitatório para a recuperação da estrada foi concluído no final de dezembro de 2019, mas as obras ainda não foram iniciadas.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Motoristas que trafegam na BA-148, trecho entre Boninal, Piatã e Abaíra, reclamam de péssimas condições da pista

Chapada: Ordem de serviço da recuperação da BA-148, entre Rio de Contas e a BR-242, deve sair até março, diz Seinfra

Chapada: Requalificação da BA-148 entre Rio de Contas e Seabra também deve começar no início de março

Chapada: Manifestantes prometem fechar trecho da BA-148 para cobrar recuperação ao governo Rui Costa

Chapada: Protesto por obras de recuperação da BA-148 fecha trecho da via; manifestantes cobram ação de Rui e Otto

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas