Com mais três casos positivos registrados nesta quarta-feira (1º), Iraquara chega a 120 infectados por covid-19. Em pouco mais de uma semana, o município foi de zero para 120 casos confirmados da doença infectocontagiosa e preocupou a administração local, que passou a tomar medidas mais enérgicas para conter o vírus. O transporte no município, por exemplo, está suspenso desde o primeiro caso notificado.
No mais recente boletim epidemiológico divulgado, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, detalhou como foram contabilizados os casos positivos, além de apontar para mais 10 casos suspeitos, que aguardam resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).
Atualmente, três bairros da sede do município e 12 comunidades rurais registram casos de covid-19. Dos 120 casos positivos, dois foram por meio do Lacen, 107 via teste rápido sorológico da prefeitura municipal e do Ministério da Saúde, além de nove testes rápidos particulares e dois feitos fora do município, mas os pacientes residem em Iraquara.
“Os critérios de confirmação de doença pelo coronavírus e as orientações sobre o período de isolamento para indivíduos com teste sorológico [teste rápido] positivo, seguem as recomendações da nota técnica [nº 54 atualizada em 04/06/2020; nº 67 atualizada em 10/06/2020; nº68] da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia”, aponta nota da gestão em rede social.
Em nota de esclarecimento, divulgada nesta quarta, antes de divulgar o boletim diário, a prefeitura apontou que deixou de computar testes realizados em laboratórios particulares. A decisão foi tomada após áudios com informações falsas circularem por grupos no WhatsApp. A gestão diz que apenas cedeu o espaço e a biomédica do município para realizar os exames particulares.
“Apenas será realizado pela Secretaria, exames adquiridos pelo próprio município e Ministério da Saúde. Todos os testes realizados em laboratórios particulares, têm por obrigação notificar e informar a Secretaria do município”, descreve a nota da prefeitura.
Jornal da Chapada
Leia também