CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal
Trending

“É momento de reverenciar heróis e heroínas que lutaram pela Independência”, diz Valmir sobre o 2 de Julho

O deputado petista ainda salienta que, “este ano, o debate do racismo está muito forte” e que é preciso reverenciar quem, de fato, atuou diretamente no processo de ruptura dos domínios coloniais.

A celebração em homenagem ao dia que marca a Independência da Bahia será reclusa devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, mas diferentes ações pela internet vão reafirmar a importância da data para os baianos. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), por exemplo, gravou vídeo para cobrir a lacuna que a falta do cortejo tradicional com a cabocla fará neste 2 de Julho e também para lembrar dos heróis e heroínas que marcaram a luta pela liberdade do estado.

O deputado petista ainda salienta que, “este ano, o debate do racismo está muito forte” e que é preciso reverenciar quem, de fato, atuou diretamente no processo de ruptura dos domínios coloniais. “Eu quero prestar minha homenagem a Maria Felipa, mulher negra, pescadora, pela sua luta e determinação para que tenhamos a Bahia e o Brasil independentes. Nosso desafio hoje é também superar todas as formas de subjugação do nosso povo por causa de desigualdades e do racismo”, frisa Valmir.

Ele diz que, neste 2 de Julho, não haverá caminhada por causa da pandemia, “mas vamos estar em todos os lugares reverenciando aqueles e aquelas que lutaram e construíram essa independência”. Assunção ainda completa, dizendo que a data magna do estado “deveria ser reconhecida como o dia da independência nacional, porque foi a última batalha da Independência do Brasil”.

O petista lembra que o cortejo agora será virtual, se referindo ao encontro ao vivo com a participação de membros da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e de outras unidades de ensino federais e estaduais, uma iniciativa da Academia de Ciências da Bahia. O governo estadual também fará programação especial, por meio da Secretaria de Educação, com uma caminhada virtual intitulada ‘2 de Julho: o herói e o povo’. As informações são de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios