No boletim epidemiológico desta quarta-feira (15), o município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina mantém dois casos confirmados da covid-19, sendo que um já está curado e outro ativo (veja aqui). Não há notificação de pessoas com suspeita da doença respiratória e 26 pessoas seguem em quarentena. O secretário de Governo e coordenador do Comitê de Combate ao Coronavírus, Ivan Soares, fez um pronunciamento nesta quarta-feira (15) para informar sobre o novo caso e pedir a população que cumpram as recomendações.
Ivan revela que pontos comerciais, principalmente da zona rural, têm deixado formar aglomerações, o que é proibido durante a pandemia do vírus mortal. “Em nosso município, tivemos um caso positivado, porém foi uma carga viral pequena, o paciente está estável e em isolamento. A Secretaria de Saúde já testou os parentes e as pessoas mais próximas todas deram negativos e vamos administrar para que seja de forma tranquila e seu quadro de saúde”, ressalta o secretário em vídeo publicado em redes sociais.
Pronunciamento do secretário
O titular da pasta do governo da prefeita Guilma Soares (PT), salienta ainda que tem recebido inúmeros relatos sobre aglomerações e que vai endurecer as medidas para que bares se enquadrem no decreto em vigor devido à crise sanitária. “Nós temos recebido, todo final de semana, relatos de pessoas da própria comunidade incomodados com as aglomerações em alguns bares da zona rural. Estamos seguindo até o presente momento ações conscientizadoras e educativas no sentido de alertar de chamar a atenção”.
No entanto, Ivan não descartou que o governo municipal modifique a atuação para, a partir desta semana, endurecer as medidas com os bares, tanto na sede quanto na zona rural. “Aqueles que continuarem abrindo sem cuidados, de forma aleatória, levando risco para a nossa população serão interditados e só vão voltar a reabrir depois que as situações pecuniárias junto à prefeitura forem resolvidas”, afirma o secretário em vídeo publicado pela assessoria da prefeitura em rede social.
Jornal da Chapada
Boletim atualizado de Nova Redenção
Leia também