Na luta e combate ao novo coronavírus, os profissionais de segurança pública enfrentam uma jornada de riscos, agora também de contaminação do vírus – que já fez mais de 75 mil vítimas fatais no Brasil. Pensando na segurança e saúde desses profissionais, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, sob a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), iniciou a testagem em massa para covid-19 na última quarta-feira (15) e segue até a segunda (20).
“Não estamos medindo esforços para ampliar e garantir a segurança de todos. Com os profissionais de segurança pública não poderia ser diferente. Eles são fundamentais para a sociedade e têm nos apoiado em todas as medidas preventivas de combate à pandemia. Essa testagem é mais uma parceria da gestão [municipal] com o Governo da Bahia. Vamos fazer o mesmo com os profissionais da Saúde, que estão na linha de frente de combate à covid”, disse o prefeito Ricardo em nota publicada por sua assessoria.
A ação contempla os servidores de segurança municipal, estadual e federal que atuam no município chapadeiro. Conforme assessoria, cerca de 200 profissionais devem ser testados através da técnica RT-PCR, com a coleta feita por SWABS (cotonete estéril para coleta), esta técnica identifica RNA viral na amostra. Essas coletas estão sendo realizadas no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Participam desta primeira etapa, profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e do Departamento de Polícia Civil (DP). Da mesma forma, do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBM-BA), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Até o momento, Itaberaba já registrou um total de 508 casos confirmados, sendo 248 em recuperação, 245 recuperados e 15 pacientes que evoluíram para óbito.
Jornal da Chapada
Leia também