Com ações voltadas no combate ao Aedes aegypti, a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, mantém, desde a última quarta-feira (22), a utilização do carro ‘fumacê’. A ação será realizada por meio de dois veículos, que farão um total de cinco ciclos, até o dia 15 de agosto. Conforme a Secretaria de Saúde, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), cerca de mais de 28 mil imóveis, distribuídos em 22 bairros da cidade, vão receber a aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV).
As aplicações diárias começam sempre a partir das 18h com exceção se estiver chovendo nesse horário. Dessa forma, a aplicação será retomada às 5h do dia seguinte. Todavia, a utilização do carro ‘fumacê’ acontece em razão do aumento da infestação predial e das notificações semanais das arboviroses por bairro. Ao mesmo tempo, houve um aumento significativo da população de mosquitos e, por consequência, muitas pessoas foram infectadas com dengue, zika ou chikungunya. Segundo, a aplicação espacial de inseticidas é utilizada principalmente para o controle populacional do mosquito da dengue.
As equipes de combate a endemias advertem que a aplicação do inseticida elimina apenas o mosquito adulto, mas não as larvas. É preciso que cada um faça a sua parte, verificando pneus, garrafas, caixas d’água, tonéis, lixeiras, ou qualquer outro lugar que possa acumular água. O ‘diskdengue’ (75 99279 1050) é um serviço especial onde a população pode, por outro lado, auxiliar diretamente no combate ao Aedes, indicando locais com possíveis focos. O atendimento telefônico é realizado de segunda a sexta, em horário comercial, das 8h às 17h. Já o ‘WhatsApp’ funciona 24h por dia, sete dias por semana. Jornal da Chapada com texto base de assessoria.