No boletim epidemiológico deste domingo (26), o município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, registrou em 24h apenas três novos casos da covid-19, contabilizando um total de 734 pessoas que confirmaram positivo para a doença respiratória. Dentre os casos confirmados, 319 estão ativos, oito pacientes foram curados, passado para 393 pessoas recuperadas, e 22 pacientes tiveram quadros que evoluíram para óbito. O boletim ainda aponta para um total de 361 casos com suspeita de infecção pelo coronavírus e 680 pessoas são monitoradas pela equipe de saúde.
Até o momento, já foram realizados cerca de 2.960 testagens. No mapeamento de casos ativos por localidade, ainda constam 32 bairros e duas localidades da zona rural. Fazem parte da lista, os bairros ‘Centro’, com 31 casos, São João’ e ‘Independente’, com 28 casos cada. ‘Barro Vermelho’ com 23, ‘Oriente’, 17, e ‘Urbis’ com 16 casos da doença respiratória. Na zona rural, as comunidades de ‘Formosa’ e ‘Areia Branca’ têm um caso cada.
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no município, a partir de dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), apresenta que dos 20 leitos de UTI ativos, sete estão ocupados – representando uma taxa de 35% – e dos 20 leitos clínicos, seis estão ocupados atualmente (30%). A Secretaria de Saúde do município destaca que os números são dinâmicos.
A gestão municipal do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) realizou, no último sábado (25), testagem em massa para covid-19 na Feira Nova. Segundo informações de assessoria, foram realizados cerca de 300 testes rápidos, com aplicação espontânea, para tentar identificar casos assintomáticos, que estão fora do monitoramento. Os resultados deste tipo de teste saem em cerca de 25 minutos.
Jornal da Chapada
Leia também