Com mais 26 casos positivos para covid-19 em 24h, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, chega a 870 infectados desde o início da pandemia. Os dados estão no boletim desta quinta-feira (30), divulgados pela prefeitura em rede social, que ainda computa mais um óbito, elevando o número de mortos para 24. Do total de contaminados, 490 já são considerados curados da doença, e 356 casos estão ativos.
As informações foram consolidadas até as 17h da última quarta-feira (29) pela gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica (CT) de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O bairro com maior número de casos ativos é o ‘Centro’, com 40. Em seguida tem o ‘Barro Vermelho’, com 29.
Na zona rural, quatro comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’, ‘Formosa’, ‘Testa Branca’ e ‘Região da Serra Verde 1’. Todos com um caso ativo. “O número de pessoas curadas teve um aumento expressivo de 6,99%, passando de 458 para 490 casos, permanecendo bem acima do número de casos ativos em 134 casos, ou 37,64%. No entanto, foi confirmado o 24º óbito pela doença”, salienta texto da gestão municipal.
As equipes de saúde já realizaram cerca de 3.520 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) e 520 pessoas seguem em monitoramento. Os números da taxa de ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apresentam que dos 20 leitos de UTI, 11 estão ocupados (55%) e dos 20 clínicos, sete estão ocupados atualmente (35%). A Sesau destaca que os números do boletim são dinâmicos.
Jornal da Chapada