Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolíticaTop
Trending

#Chapada: Prefeito de Itaetê, Valdes Brito fala de reeleição, apresenta vice e destaca feitos de sua administração

Em uma breve entrevista, o prefeito falou de política, segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, assistência social, turismo, esporte, educação e agricultura, áreas prioritárias em sua gestão.

O prefeito do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, Valdes Brito (PT), em contato com o Jornal da Chapada, confirmou sua pré-candidatura e falou um pouco sobre a sua primeira gestão. Ele destaca que a atuação tem considerado o contexto social em que Itaetê está inserido e frisou a atuação dos setores da máquina pública diante da pandemia do novo coronavírus. “Tudo que fizemos por Itaetê nesses três anos e seis meses de mandato nos credencia à reeleição. Não tem nada que impeça a nossa pré-candidatura. Inclusive, conseguimos inúmeras adesões”, frisa o prefeito.

Valdes disse que ainda não há uma definição sobre o número de pré-candidatos a vereadores que sustentarão sua reeleição. Ele vai para a reeleição apoiado pelo seu partido, o PT, com a aliança do PP, PSB e PSOL. O pré-candidato a vice na chapa de Valdes é o jovem Gevaldo Macedo Barberino (PP), uma indicação do PP local, com o apoio do vice-governador João Leão e do deputado estadual, votado no município, Eduardo Salles (PP). A gestão ainda tem o apoio dos deputados Valmir Assunção (PT, federal) e Marcelinho Veiga (PSB, estadual)

Atuação do prefeito é referendada por lideranças políticas do estado | FOTO: Divulgação |

Em uma breve entrevista ao site, Valdes Brito falou de política, segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, assistência social, turismo, esporte, educação e agricultura, áreas prioritárias em sua administração. A segurança pública era o ‘calcanhar de Aquiles’ de todas as administrações de Itaetê, mas no mandato de Valdes foi transformada, com o fortalecimento da parceria com a Policia Militar por meio da CPR-Chapada, Cipe-Chapada e do 11º BPM de Itaberaba. Um projeto para criação da Guarda Municipal está em tramitação na Câmara de Vereadores.

O prefeito Valdes Brito com os deputados Valmir Assunção e Marcelinho Veiga em pleito de 2018 | FOTO: Divulgação/Ascom |

“Nessa gestão conseguimos realizar muita coisa, mas ainda falta muito para dar ao povo de Itaetê o lugar de destaque que a cidade merece no cenário da Chapada Diamantina. Estamos lutando para trazer pontos de apoio para a Rondesp para a Cipe, e criar programas mais efetivos de prevenção contra o uso de drogas e demais situações que possam tornar as crianças, os adolescentes e jovens vulneráveis à marginalidade. Queremos chamar para essa empreitada as escolas, igrejas, conselho tutelar, diretorias de esporte e de cultura, famílias e secretaria de assistência social. Vamos fortalecer também a parceria com a Polícia Civil, implantando no município uma delegacia, com delegado titular”, ressalta o gestor.

O prefeito Valdes Brito e o governador Rui Costa garantem a recuperação de estrada | FOTO: Divulgação |

Ainda na área de segurança pública, Valdes destaca a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania (Cejusc) em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Com mais segurança na cidade, com estradas boas e com o dinheiro circulando no município, o comércio de Itaetê se tornou um dos maiores da região”, diz o prefeito ao Jornal da Chapada. Na área de infraestrutura, a obra mais importante de Valdes foi a recuperação da estrada que liga Marcionílio Souza a Itaetê. A obra é do Governo do Estado, porém, só foi realizada por conta das reivindicações e prestígio político dele junto ao governador Rui Costa (PT).

“Essa estrada tirou Itaetê do isolamento, além disso conseguimos pavimentar muitas ruas no município, revitalizamos praças, levamos água para as comunidades que não tinham, e melhoramos substancialmente os sistemas em locais onde a água caía de forma precária”, aponta. Na área de educação a administração de Valdes Brito investiu na valorização dos servidores públicos municipais, assegurando direitos que nunca foram respeitados, implantou vários cursos técnicos no município e criou a ‘Fanfarra Estudantil’ do município.

Inauguração do Centro de Solução Consensual de Conflitos com membros do Tribunal de Justiça da Bahia | FOTO: Jornal da Chapada |

Na área de saúde, a administração de Valdes Brito foi destaque nacional com a implantação do ‘Parto Normal Humanizado’, com quase 400 partos realizados no Hospital Municipal de Itaetê. Implantou a casa de apoio à saúde em Salvador, ofertando mais dignidade a quem precisa de tratamento médico na capital. Reformou todas as Unidades Básicas de Saúde da Família do município, colocando todas para funcionar e adquiriu quatro ambulâncias novas, melhorando consideravelmente a frota da área de saúde.

“Estamos combatendo a pandemia com muita serenidade e responsabilidade e, mesmo com os transtornos do momento, nosso município avança na área de saúde com a realização de uma grande reforma no Hospital de Itaetê”, frisa Valdes Brito. Na área de agricultura, a administração beneficiou o pequeno produtor rural com a implantação de um projeto de aração de terras, além da implantação de um projeto de piscicultura. “Queremos ampliar o apoio ao agricultor familiar com o programa de aração de terras, manutenção e recuperação das estradas vicinais, aproximando mais das associações de trabalhadores para ouvir e apoiar suas demandas”, destaca o prefeito de Itaetê.

Reforma do hospital e entrega de outras unidades de saúde para a população | FOTO: Divulgação |

Na área de turismo, vocação natural do município que abriga em suas terras muitas belezas naturais, a exemplo do Poço Encantado, conhecido mundialmente, merece destaque a inclusão de Itaetê no Mapa Turístico do Brasil. Já na área de esporte, a gestão resgatou práticas esportivas de diversas modalidades no ginásio de esportes Jutahy Borges Magalhães e nas comunidades. Essas competições estão suspensas no momento devido à pandemia. Na área de habitação, a prefeitura de Itaetê conseguiu destravar, em Brasília, um projeto de moradia do ano de 2011. “Destravamos esse projeto, concluímos e entregamos as casas aos beneficiários”, disse Valdes.

Ruas foram calçadas para melhorar a qualidade de vida da população | FOTO: Divulgação |

Na área de Assistência Social, a prefeitura tem dado atenção especial ao funcionamento dos projetos e programas já implantados, além, do pleno funcionamento do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e está estruturando o Conselho Tutelar. “Resgatamos também as festas tradicionais na sede e zona rural, ampliamos o diálogo com as igrejas, setores que exercem um papel indispensável em uma sociedade saudável e feliz, afinal, quem tem Deus, tem tudo”, relata o prefeito.

Na área de Infraestrutura, a prefeitura de Itaetê retirou das ruas várias toneladas de lixo quando Valdes assumiu em 2017 e vem mantendo a cidade mais limpa. “Investimos e vamos investir mais principalmente em calçamento de ruas, melhorando também a iluminação e as estradas da cidade”. Vale salientar, que a administração de Valdes Brito tem como padrinho político no Congresso Nacional o Deputado Federal Valmir Assunção (PT). Essa ligação com o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), favorece o diálogo e a parceria com os movimentos sociais como o MST.

Jornal da Chapada

Veja mais fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios