Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Volta às aulas em Itaberaba terá pesquisa de opinião na sociedade para avaliar possibilidade e diretrizes

O objetivo da pesquisa é ouvir pais, alunos, professores, autoridades públicas e o conjunto da sociedade, para avaliar um possível retorno das atividades presenciais.

A prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria de Educação (Smed), da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), realiza pesquisa de opinião sobre a possibilidade de volta às aulas no município portal de entrada da Chapada Diamantina. De acordo com a Smed, o objetivo da pesquisa é ouvir pais, alunos, professores, autoridades públicas e o conjunto da sociedade, para avaliar um possível retorno das atividades presenciais.

A pesquisa sobre o retorno das atividades letivas presenciais na Rede Municipal de Ensino (RME) é realizada por meio de formulários eletrônicos disponibilizados na internet. São dois formulários distintos. O primeiro, voltado para os estudantes pais e/ou responsáveis dos alunos (veja aqui). O segundo, para autoridades dos poderes públicos municipais (executivo e legislativo), além dos profissionais da educação e do conjunto da sociedade civil organizada (veja aqui). Por outro lado, as pessoas que tiverem dificuldade de acesso à internet, podem procurar as unidades de escolares para participar da pesquisa.

Em todo o país, diferentes estados e municípios têm discutido a questão, mas esbarram na dificuldade de definir um prazo para o retorno. As atividades letivas, em todo o município, foram suspensas desde o mês de março, início da pandemia. De lá para cá, a pasta da Educação vem trabalhando intensamente para promover atividades alternativas para manter os alunos atualizados durante o período de isolamento social. Por sua vez, as equipes pedagógicas se reuniram para desenvolver estratégias para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Assim, todas as escolas da rede disponibilizam, periodicamente, atividade programadas impressas para serem feitas em casa, a partir de planos de ação elaborados pelos professores. Atualmente, a RME de Itaberaba conta com mais de 11 mil alunos matriculados. No parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o retorno das aulas, no último dia 8 de julho, o conselho aprovou com recomendações, no qual salienta que, “na oportunidade da possibilidade de retorno às atividades escolares presenciais, essas deverão estar repletas de cautelas e cuidados sanitários, mas também atentas aos aspectos pedagógicos”.

O parecer também aponta que, os pais que não quiserem que os filhos voltem a frequentar a escola, durante a pandemia, podem optar por continuar a realizar as atividades de casa, sem que os alunos sejam punidos com faltas. Segundo o CNE, as decisões sobre critérios de promoção são de competência dos sistemas de ensino, das redes e instituições. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios