Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Itaberaba anuncia investimento de R$6 milhões e faz balanço de ações do governo em coletiva

O prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas | FOTO: Jornal da Chapada |

O valor de R$6 milhões para obras de pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade, foi o investimento anunciado na coletiva de imprensa pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), no Buffet Algo Mais, em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (14). A ordem de serviço é para pavimentação de 36 ruas da cidade. O evento aconteceu dentro das recomendações, todos respeitando os protocolos de saúde devido à pandemia do novo coronavíus.

Durante o evento, Ricardo respondeu perguntas dos profissionais de comunicação e discorreu sobre os três anos e meio da administração ‘Itaberaba Cidade de Todos’. A prefeitura vem dando continuidade aos serviços e às obras em andamento em todo o município. A sede e a zona rural foram beneficiadas com equipamentos públicos. E o prefeito corre contra o tempo para inaugurar as obras realizadas em seu mandato. Sim, como o gestor vai para a reeleição, ele só tem até o sábado, dia 15 de agosto, para participar de inaugurações.

1 / 9

Obras de Infraestrutura
Entre as construções em andamento, conveniadas com o Governo do Estado, merecem destaque a reconstrução da BA-046 que liga Itaberaba ao vizinho município de Iaçu (leia aqui), a reforma do Hospital Regional (aqui) e a construção da Policlínica de Saúde (link), todas conquistadas pela administração de Ricardo Mascarenhas por meio do governador Rui Costa (PT), do vice-governador João Leão (PP), do deputado federal Cacá Leão (PP-BA) e do deputado estadual Eduardo Alencar (PSD).

Outra obra em andamento na sede do município e que foi destaque no relato do prefeito é a do canil/gatil realizada em parceria da prefeitura e com o empresário Rick Delezott do Pet Shop, do Grupo Só Pássaros (veja aqui). A obra vai realizar o sonho de ativistas do mundo animal e veterinários do município. Ainda na área de infraestrutura, foi citado a construção do canteiro central da Avenida Lauro Farani de Freitas, reforma e construção de 20 praças, a exemplo da praça J.J. Seabra, praça da Quadra da Urbis, do Ginásio de Esportes, Zé do Ouro e a praça do Periquito, no bairro Vermelho. Essa última recebeu iluminação de led, parque infantil ecológico, reforma na quadra, e, claro, não poderia faltar mesas para jogar o velho dominó.

2 / 10

Ricardo Mascarenhas iniciou seu governo com grandes obras, como o asfaltamento das principais avenidas, que melhoraram a mobilidade urbana, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas em Itaberaba. No total, foram mais de 37 mil metros quadrados de revestimentos asfálticos de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), com espessura média de quatro centímetros. “Foram três anos e meio de trabalho e dedicação, e muita articulação política. E Itaberaba precisava voltar a ser protagonista na região. Itaberaba não pode mais regredir e retroceder”, disse o prefeito durante coletiva.

Segundo estudo recente divulgado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), Itaberaba está em segundo lugar no ranking de avaliação da qualidade em Gestão Pública. A análise é feita por meio do Índice de Governança Municipal (IGM), uma das metodologias com maior credibilidade no Brasil e baseado em registros oficiais do Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e DataSUS.

3 / 9

Saúde
A saúde pública de Itaberaba ganhou fundamentais investimentos que vão impactar diretamente na qualidade do atendimento, além da ampliação na oferta de serviços com a reabertura do Hospital Regional de Itaberaba e a instalação da primeira Policlínica de Saúde da região – que prestará serviços de média complexidade na rede de saúde, ampliando o acesso ambulatorial às especialidades médicas diversas e exames de alta complexidade. Além de reforma e qualificação de unidades de saúde, assim como a mudança das urgência e emergência para Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h), representaram avanços inegáveis na oferta de serviços.

A área de saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus, foi o setor mais sabatinado com o gestor na coletiva desta sexta, que falou dos investimentos realizados durante seu mandato, inclusive, os feitos em situação de emergência para enfrentamento e combate à covid-19. Dentre as ações, a volta do ‘Expresso Saúde’, inauguração da Unidade de Saúde do bairro Batalhão, modernização do laboratório municipal, implantação do ‘Projeto Corujão’, que cuida da saúde do homem.

Foram realizados mais de 2 mil cirurgias de catarata, sem falar na tão sonhada volta do serviço de ortopedia, que por anos ficou suspenso no HGI, e que foi reativado em 2019, com a aquisição de um arco cirúrgico, equipamento que garante mais qualidade na realização do serviço e mais segurança para os pacientes. A área de saúde foi beneficiada também com a aquisição de 10 novas ambulâncias.

4 / 8

“Retornamos com o ‘Expresso Saúde’ para levar saúde para quem mais precisa. Criamos o ‘Corujão da Saúde’ exclusivo no atendimento para homens. Restruturamos a UPA e o Hospital de Itaberaba. Hoje, Itaberaba faz cirurgias em ortopedia com arco cirúrgico, sendo um avanço para o município. Reformamos o Centro de Especialidade Odontológica [CEO] e inauguramos a Unidade de Saúde do Batalhão e devolvemos o sorriso para as pessoas com a distribuição de mais de duas mil próteses dentárias”, descreve Ricardo.

Durante a entrevista coletiva, os profissionais de imprensa receberam um informe publicitário com as ações da administração de Ricardo Mascarenhas, que deve circular na cidade a partir deste sábado (15). Nessa cartilha, você confere mais detalhadamente de todas as ações da prefeitura de Itaberaba nos três anos e meio do primeiro mandato do político progressista.

Educação
Com recursos próprios do município, foram destacados a reforma da Escola Municipal Dona Mora Guimarães, e a Escola Dilma Santana, ambas na sede do município, e que foram entregues à população na última quinta-feira (13). Esteve presente ao ato de entrega, o deputado federal Cacá Leão. As escolas ganharam quadra, sala de informática, refeitório, novo mobiliário e salas climatizadas.

Nessa sexta, o prefeito realizou a entrega de mais duas escolas. Dessa vez, os beneficiados são os moradores das comunidades rurais de ‘Testa Branca’ com a escola Arnaldo Alencar e Barro Duro com a escola Renato Cincurá de Andrade. Recentemente, o também pré-candidato a prefeito no pleito de 2020, Ricardo Mascarenhas junto com a secretária de Educação, Nogma Britto, entregaram a escola municipal do ‘Bom Viver’, na zona rural, que foi amplamente reformada depois de anos de abandono.

5 / 7

Na oportunidade, a Secretaria de Educação entregou também os tênis escolares para todos os estudantes das unidades inauguradas. Com essas unidades educacionais, o município de Itaberaba por meio da Secretaria Municipal de Educação já entregou oito escolas das 20 que estão sendo reformadas, sem falar, que beneficiou todos os alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) com tênis padronizado e kits escolares.

A área de educação foi beneficiada também com a aquisição de cinco novos ônibus escolares, e oito veículos, sendo quatro para educação especial e quatro para apoio da Secretaria de Educação. A gestão promoveu ações no setor da educação pioneiras em diversas áreas da RME. Entre elas estão a valorização dos profissionais de educação.

O regate do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi um dos pontos citado durante a entrevista coletiva pelo gestor chapadeiro. “Na educação de Itaberaba, fiz um compromisso com a educação de devolve-la [o Ideb]. Construí quadras esportivas, laboratório de informática, laboratório de ciências e o gestor de fato só consegue governar bem se vai para dentro do problema”, frisou o prefeito.

Ação Social e Cidadania
Na área de assistência social foram realizadas diversas ações de promoção da cidadania por meio da rede de proteção socioassistencial com a oferta de serviços diretamente nos bairros da cidade. As ações tiveram como foco a diminuição das desigualdades, na construção de uma sociedade mais plural, justa, humana e igualitária.

O município aderiu ao ‘Selo Unicef em 2017’ e, de lá para cá, muitas ações têm mobilizado a sociedade civil organizada, com a intenção de atingir os principais objetivos: a inclusão das crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas; melhorar a qualidade das políticas já implantadas; prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra crianças e adolescentes promovendo a participação de toda a comunidade.

O ‘Selo Unicef’ é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir à edição 2017/2020 do ‘Selo Unicef’, a gestão ‘Cidade de Todos’ assumiu o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.

Também foi criada a ação ‘Social no Bairro’, que leva serviços de assistência social para os bairros mais carentes do município. Durante o evento, são realizados atendimentos jurídicos, cadastros e atualizações do Bolsa Família e da Tarifa Social (de energia elétrica e água), agendamentos para a emissão da primeira via da carteira de identidade, além de isenções para emissão da segunda via de documentos civis e a confecção de currículo para o primeiro emprego.

Paralelo aos serviços de cidadania, também são ofertados salão de beleza com a realização de cortes de cabelo, limpeza de sobrancelhas, escovas e pranchas, além de brinquedoteca com pintura facial e pula-pula para as crianças. Todos os serviços oferecidos pelo ‘Social no Bairro’ vão ser totalmente gratuitos, com foco nos moradores do bairro atendido.

6 / 6

Cultura e Esporte
O São João do município é um dos mais curtidos no interior e já foi reconhecida como a melhor festa junina, além de entrar no roteiro turístico do Brasil. “São João fomos reconhecidos como uma das grandes festas juninas. Colocamos Itaberaba no mapa de turismo do Brasil”, destaca o gestor do PP.

Em ralação ao esporte, o prefeito destacou os campeonatos e o apoio a diversas modalidades esportivas. “Fomos campeões do intermunicipal e apoiamos todas as modalidades esportivas. A última ação foi no estádio da Primavera. A água não estava boa e conseguimos um poço de 3000L/h. Reformamos o ginásio e, futuramente, temos um projeto de ser uma concha acústica de Itaberaba”, revela Ricardo.

7 / 6

Agricultura
A eletrificação rural está entre os feitos em benefício à agricultura. O investimento foi de R$16 milhões, trazendo luz para as comunidades do campo. “Conseguimos colocar, em Itaberaba, em eletrificação rural [investimento de] 16 milhões. A última foi a comunidade de Lorena. Conseguimos trazer luz para todos, o que gerou emprego e renda. Sobre a água, estamos fazendo um programa extenso com a Embasa e com o Governo do Estado para a extensão de redes [de água] para as comunidades. Estaremos levando sete quilômetros de extensão de rede de água para a comunidade ‘Testa Branca’”, completa o prefeito durante sua coletiva.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas