A equipe do Jornal da Chapada parabeniza Associação Bahiana de Imprensa (ABI) pelos seus 90 anos de fundação comemorados nesta segunda-feira (17 de agosto). A ABI foi criada com o objetivo de defender a liberdade de expressão e zelar pelo respeito às leis estabelecidas e carrega em sua trajetória muitas lutas, uma história que se incorpora à própria história de Salvador, da Bahia e do Brasil.
“Reconhecemos a importância dessa entidade na defesa dos direitos dos jornalistas e da liberdade de expressão e de imprensa, bem como dos direitos humanos. Hoje, rendemos nossas homenagens ao presidente da ABI Antônio Walter Pinheiro e a todos os profissionais da imprensa baiana”, declara a editora-chefe do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes.
Para quem não sabe, a ABI foi fundada em 1930, em um momento conturbado da história brasileira com uma revolução que ocasionou a decretação do estado de sítio e severas restrições à ordem pública e às liberdades individuais. Houve Golpe de Estado e os fatos políticos perturbavam a vida dos brasileiros. Foi nesse contexto que, no dia 17 de agosto, 73 jornalistas instalaram, em Salvador, a Associação Bahiana de Imprensa, criada exatamente para defender a liberdade de expressão e zelar pelo respeito às leis estabelecidas. Vale salientar, que a sede da ABI foi inaugurada quase 30 anos após a sua criação, em 2 de fevereiro de 1960.
Durante o regime militar, a atuação da ABI foi ainda mais intensa. A associação lutou arduamente em favor da defesa da liberdade de expressão, direito fortemente afetado no referido período. Mesmo após a retomada da democracia, e seguindo até os dias de hoje, a ABI permanece vigilante, buscando sempre o fortalecimento da atividade jornalística e a defesa da livre manifestação do pensamento.
Jornal da Chapada com informações do TJ-BA.